Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Nacional realiza oficina para o Museu Aeroespacial
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional realiza oficina para o Museu Aeroespacial

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Terça, 19 de Junho de 2018, 17h21 | Última atualização em Terça, 19 de Junho de 2018, 17h26
O Arquivo Nacional, através da Coordenação de Preservação do Acervo, realizou a pedido do Museu Aeroespacial (Musal) treinamento no período de 04 a 08 de junho de 2018, para tratamento, conservação e recuperação de películas de acervo específico do museu. O treinamento foi ministrado pela conservadora de filmes Fátima Taranto, da Unidade de Conservação de Filmes do Arquivo Nacional.
 
Em 2014, o Arquivo Nacional emitiu, a partir do diagnóstico elaborado pela Coordenação de Preservação do Acervo e Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos, relatório quanto ao estado de conservação dos rolos de filmes originais, entre outros documentos: textuais, icnográficos e cartográficos do Arquivo Histórico. As películas cinematográficas, acumuladas pelo MUSAL, remetiam-se à história da aviação o Brasil, no período compreendido entre as décadas de 1930 e 1950.
 
Dois anos depois foi estabelecida uma ação conjunta entre o Arquivo Nacional e o Museu Aeroespacial para preservação e salvaguarda do acervo audiovisual do MUSAL, especificamente os filmes de película (16mm, 35mm e Super 8). Para isso foi oferecida uma oficina técnica, de 27 de junho a 01 julho de 2016. 
 
Em abril de 2018 a 2ª Tenente Karen Antunes de Araujo Petrucci assumiu a chefia do Arquivo Histórico. Na ocasião foram encontradas duas películas que não tinham sido encaminhadas para tratamento no Arquivo Nacional juntamente com as demais películas. Em maio de 2018, o museu entrou em contato com o Arquivo Nacional para realizar treinamento da 2ª tenente para preservação das películas, bem como o seu recolhimento.
 
 
 
Imagens: Agnaldo Santos e Fátima Taranto.
registrado em:
Fim do conteúdo da página