Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Encerramento da II Semana Nacional de Arquivos
Início do conteúdo da página

Encerramento da II Semana Nacional de Arquivos

Escrito por Camila Souza | Publicado: Sexta, 08 de Junho de 2018, 18h19 | Última atualização em Sexta, 08 de Junho de 2018, 18h23

O Arquivo Nacional encerrou junto com a Fundação Casa de Rui Barbosa a II Semana Nacional de Arquivos (SNA), no dia 8 de junho. A programação de encerramento contemplou a conferência ministrada pela diretora do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, Maria Teresa Villela Bandeira de Mello e o Lançamento de Plano Setorial de Arquivo (2017-2027).  A iniciativa da SNA é uma das ações previstas neste plano, elaborado pelo Colegiado Setorial de Arquivos do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cultura.

"O Plano Setorial de Arquivos 2017-2027  é um instrumento que propõe ações de curto, médio e longo prazo visando a criação de um arcabouço básico para cumprimento da legislação arquivística e dos dispositivos legais referenciados. As medidas propostas envolvem, crucialmente, uma política integrada do governo federal com o Distrito Federal, estados e municípios." (Plano Setorial de Aquivos)

A mesa foi composta por Leandro Jaccoud (FCRB), Lucia Velloso (FCRB) e Maria Teresa Bandeira de Mello (APERJ). A diretora do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, Maria Teresa Villela Bandeira de Mello, afirmou: "Foi muito gratificante perceber como a Semana Nacional de Arquivos cresceu. Uma gama muito maior de instituições envolvidas, inclusive museus com seus arquivos. A dinâmica que se estabeleceu na área eu não vejo há muito tempo. Essa semana veio ocupar um espaço que merece uma maior discussão, um maior aperfeiçoamento."

Acesse aqui o Plano Setorial de Arquivos. 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página