Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Lançamento da Revista Acervo: Diversidades e(m) Arquivos
Início do conteúdo da página

Lançamento da Revista Acervo: Diversidades e(m) Arquivos

Escrito por Camila Souza | Publicado: Quinta, 07 de Junho de 2018, 16h00 | Última atualização em Sexta, 08 de Junho de 2018, 12h46

Ocorreu nesta quinta-feira, 07 de junho, a cerimônia de lançamento da edição janeiro/abril de 2018 da Revista Acervo, que é publicada pelo Arquivo Nacional desde 1986 e que se transformou ao longo dos anos em um periódico técnico-científico de referência nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas, especialmente história e arquivologia. A publicação recebe somente submissões assinadas por doutores ou que tenham doutores como coautores. Esta edição é a primeira de 2018 e marca a mudança de periodicidade da revista para quadrimestral.

Com tema Diversidades e(m) Arquivos, esta edição da Revista Acervo destaca o papel dos arquivos em custodiar e conservar documentos referentes aos povos e comunidades tradicionais e indígenas, grupos de cultura popular, LGBT e de pessoas com deficiência, com o objetivo de popularizar os arquivos e torná-los espaços democráticos e equipamentos culturais ocupados por todos e todas. O lançamento foi transmitido ao vivo pela página do Arquivo Nacional no Facebook e pode ser assistido aqui.

Compuseram a mesa-redonda de lançamento os editores do dossiê Diego Barbosa da Silva e Leonardo Fontes, servidores do Arquivo Nacional, Anderson José Machado, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, autor do artigo “As habilitações sacerdotais e os padres de cor na América portuguesa: potencialidades de um corpus documental”; Rita Colaço, do Museu Memória e História MHB-MLGBT, autora do artigo “A destruição de documentos como objeto estratégico e indicador de desempenho: o caso do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ)” e Taiguara Villela, da Universidade Federal do Espírito Santo, autor do artigo “Diversidade na instituição arquivística: práticas com públicos especiais no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo”. A apresentação foi realizada por Thiago Mourelle, editor-científico da revista e a mediação por Raquel Fabio, Supervisora de Editoração e Programação Visual do Arquivo Nacional. As editoras-executivas Simone Nascimento Mourão e Tássia Hallais Veríssimo também estavam presentes na cerimônia.

O lançamento da Revista Acervo - Diversidades e(m) Arquivos foi realizado dentro das atividade da Semana Nacional de Arquivos (SNA), que é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. O objetivo da SNA é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os trabalhos nelas desenvolvidos. A II Semana Nacional de Arquivos começou em 04 de junho e segue até 09 de junho de 2018. A programação completa das atividades do Arquivo Nacional está disponível aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página