Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > VI Seminário do SIGA promoveu boas práticas e apresentou diagnóstico da gestão de documentos 
Início do conteúdo da página

VI Seminário do SIGA promoveu boas práticas e apresentou diagnóstico da gestão de documentos 

Escrito por Bruna Barcelos | Publicado: Quinta, 07 de Junho de 2018, 16h55 | Última atualização em Sexta, 08 de Junho de 2018, 01h18
Brasília, 7 de junho de 2018 -  Cerca de 120 gestores e servidores dos órgãos integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA) estiveram reunidos nesta quarta-feira (6) e quinta-feira (7) para o VI Seminário SIGA. O evento, integrante da II Semana Nacional de Arquivos, foi promovido pelo Arquivo Nacional, e realizado no auditório Tancredo Neves, no Ministério da Justiça. Na abertura do evento o coordenador Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal, Paulo Cid, destacou: “É apostando na importância e buscando o fortalecimento do SIGA que o Ministério da Justiça junto ao Arquivo Nacional incluiu no rol de projetos estratégicos da pasta o sistema de Gestão de Documentos de Arquivo da administração pública federal”. O objetivo do Seminário foi convergir resultados, apresentar boas práticas e discutir dificuldades encontradas na implantação de programas de gestão, promovendo a integração dos entes partícipes.
 
 
No primeiro dia do seminário foi apresentado: 1) proposta de recomendações para implantação de um programa de Gestão de Documentos; 2) diretrizes para a formulação de políticas de preservação de documentos arquivísticos digitais;3) proposta de atualização da Resolução 14, do CONARQ, referente ao Código de Classificação de Documentos da Atividade Meio e respectiva Tabela de Temporalidade e Destinação.
 
O ponto alto da programação do primeiro dia foi a apresentação do “Diagnóstico anual do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos: análise preliminar dos dados referentes à 2017”. O Diagnóstico foi produzido pela equipe de governança do SIGA e apresentado pela coordenadora do sistema, Sallya de Oliveira. “A maior importância do diagnóstico é enxergar, de forma mais clara e honesta, o cenário da gestão de documentos na administração pública federal. Para a partir de uma situação real, construir políticas e iniciativas que realmente tenham potencial pra modificar o cenário” comentou Sallya sobre o estudo.
 
 
O segundo dia foram debatidos o papel da gestão de documentos no processo de desburocratização e na transparência administrativa das ações do estado. Os quais são requisitos essenciais para a eficiência os serviços públicos e pleno exercício da cidadania.  À tarde foram discutidas boas práticas em gestão de documentos em órgãos da Administração Pública Federal, apresentadas pelo Ministério da Fazenda, Universidade de Brasília, Agencia Nacional do Petróleo, Instituto Nacional de Seguro Social e Advocacia-Geral da União . 
 
“As apresentações e os debates possibilitaram a constituição de uma proposta de uma agenda positiva voltada para o aperfeiçoamento da Gestão de Documentos na APF, que permitirão nortear as próximas ações do SIGA e de seu órgão central” comentou Larissa Candida Costa, coordenadora geral de Gestão de Documentos do Arquivo Nacional.
 
 
 
O SIGA
O Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA), da Administração Pública Federal, é o sistema estruturador responsável pelo monitoramento, fiscalização, coordenação e governança das atividades e procedimentos técnicos relacionados à gestão de documentos de arquivo no âmbito da administração pública federal direta e indireta. Para exercer sua função, o SIGA conta com uma estrutura de governança formada por uma Comissão de Coordenação do SIGA (CCSIGA), presidida pelo órgão central do sistema (Arquivo Nacional), e Subcomissões de Coordenação, instituídas no âmbito de cada Ministério e órgãos equivalentes. O SIGA é composto pelo órgão central, Arquivo Nacional, responsável pela coordenação do sistema, 24 órgãos setoriais (Ministérios e órgãos equivalentes) e seus seccionais.
Conheça mais em: siga.arquivonacional.gov.br
 
Fonte: Coordenação Regional do Arquivo Nacional (Coreg) - Texto: Eline Caldas / AN -  Foto: Isaac Amorim / MJ
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página