Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Lançamento do site "Brasil Republicano" na II Semana Nacional de Arquivos
Início do conteúdo da página

Lançamento do site "Brasil Republicano" na II Semana Nacional de Arquivos

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quarta, 06 de Junho de 2018, 23h33 | Última atualização em Quinta, 07 de Junho de 2018, 00h23

Nesta quarta-feira, 06 de junho, aconteceu no auditório principal do Arquivo Nacional o lançamento do site brasilrepublicano.an.gov.br, que tem como tema "Que República é essa?". Brasil Republicano é um ambiente de estudos, realizado através de uma parceria entre o Arquivo Nacional, a Universidade Federal Fluminense, o Colégio Pedro II e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que tem como foco este período histórico e inicialmente trará como destaque temático as revoltas, greves e demais conflitos que ocorreram ao longo da república brasileira.

O primeiro tema abordado no site é a Primavera de Sangue, evento no qual dois acadêmicos foram assassinados pela força pública em 1909 em virtude de um protesto. Depois será o Contestado, os levantes de 1935, a greve de Volta Redonda de 1988, entre outros. Tudo com links para documentos textuais, iconográficos, cartográficos, etc. O objetivo do Brasil Republicano é trazer textos com linguagem acessível ao grande público e mostrar para a sociedade a riqueza de documentação do Arquivo Nacional através de fatos históricos relevantes da história do Brasil, com destaque para a participação popular.

Durante o lançamento foi realizada palestra e apresentação do site, com a presença de Thiago Mourelle, supervisor da Equipe de Pesquisa do Arquivo Nacional, Viviane Gouvêa, Denise Bastos e Januária Teive, servidoras da equipe de pesquisa da instituição, e Vera Borges, professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. O evento teve transmissão ao vivo na página do Arquivo Nacional no Facebook. Assista aqui.

A cerimônia de lançamento do site Brasil Republicano fez parte das atividades da Semana Nacional de Arquivos, que é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. Seu objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os trabalhos nelas desenvolvidos. A II Semana Nacional de Arquivos começou em 04 de junho e segue até 09 de junho de 2018. A programação completa das atividades do Arquivo Nacional está disponível aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página