Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Confira a programação do terceiro dia da II Semana Nacional de Arquivos
Início do conteúdo da página

Confira a programação do terceiro dia da II Semana Nacional de Arquivos

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Terça, 05 de Junho de 2018, 22h01 | Última atualização em Sexta, 08 de Junho de 2018, 01h19

Teve início nesta segunda-feira, dia 04 de junho, a II Semana Nacional de Arquivos. Ela que é uma temporada de eventos que acontece em instituições de todo o país, tais como arquivos, entidades detentoras de acervos, centros de memórias e outras instituições culturais. A edição de 2018 vai até 09 de junho e tem como objetivo aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os trabalhos nelas desenvolvidos. A data escolhida para a Semana Nacional de Arquivos se refere à semana em que se comemora o Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho). Está data foi criada pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) em homenagem aos arquivos. O ICA lança anualmente um tema para inspirar os eventos. O deste ano é Governança, Memória e Herança. A programação completa do Arquivo Nacional na II Semana Nacional de Arquivos está disponível aqui.

Confira a programação do Arquivo Nacional para o terceiro dia:

06 de junho (Quarta-feira):

10h
Oficina: Memórias Reveladas na sala de aula. Palestrante: Professora: Carla Lopes/ MR e AN. Público-alvo: professores, historiadores, estudantes universitários e demais interessados. O objetivo da oficina é estimular o desenvolvimento de ações educativas (formais e não-formais) nas instituições de arquivos e áreas afins utilizando documentação sob custódia das respectivas instituições referentes ao período histórico da Ditadura Civil-Militar (1964-1985). 20 vagas. Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

10h

Lançamento de livros do “Prêmio Nacional de Pesquisa”, com Camila Borges, Mariana Dantas e Thiago Campos. Trata-se de um lançamento e de uma mesa-redonda com debate e apresentação de suas pesquisas pelos vencedores desse concurso monográfico, com suas teses de doutorado, baseadas no acervo do Arquivo Nacional. O objetivo desse prêmio é difundir o acervo do Arquivo Nacional, que promove bienalmente, desde 1991, esse concurso, de âmbito nacional e que confere aos vencedores a publicação de livros editados pela instituição. Este concurso é aberto a pesquisadores brasileiros e estrangeiros, de nível superior, que possuam trabalhos com base nas fontes arquivísticas depositadas no Arquivo Nacional, de forma parcial ou integral. 

Thiago Campos Pessoa: "O império da escravidão:  o complexo Breves no Vale do Café (Rio de Janeiro, c.1850-c.1888).
Mariana Albuquerque Dantas: "Dimensões da participação política indígena: Estado Nacional e revoltas em Pernambuco e Alagoas, 1817-1848."
Camila Borges da Silva: "As ordens honoríficas e a Independência do Brasil: o papel das condecorações na construção do Estado Imperial brasileiro (1822-1831)."
Mediação: Dra. Claudia Beatriz Heynemann, pesquisadora do AN e presidente da Comissão Julgadora do prêmio

12h

Visita à fábrica de papel. Não é necessário agendamento.

14h
Lançamento: “Que República é essa? - Lançamento do site Brasil Republicano”. O site "Que República é essa?" é um portal de estudos do Brasil Republicano. Inicialmente ele tratará de revoltas, greves e outros conflitos que ocorreram ao longo do período republicano. O primeiro deles, que terá palestra da professora doutora Vera Borges (UERJ), é a Primavera de Sangue. Depois será o Contestado, os levantes de 1935, a greve de Volta Redonda de 1988, entre outros. Tudo com links para documentos textuais, iconográficos, cartográficos, etc. O objetivo do site é ter textos curtos, linguagem acessível ao grande público e mostrar para a sociedade a riqueza de documentação do Arquivo Nacional e fatos históricos relevantes da História do Brasil, com destaque para a participação popular. O portal é feito com a colaboração da UFF,  Colégio Pedro II e da UFRRJ. Palestrantes: Thiago Mourelle/ AN, Viviane Gouvêa/ AN, Denise Bastos/ AN, Januária Teive/ AN e Profª. Dra. Vera Borges/ Unirio.

16h
Mesa-redonda: “Fronteiras entre o público e o privado em documentos de arquivo”, com Mesa: Beatriz Kushinir/ Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Denise Bastos/ AN e Sergio Lima/ AN. Mediação: Maria Elizabeth Brea/ AN. O evento abordará a política de aquisição de acervos privados do Arquivo Nacional (2018) e assuntos correlatos, como o limite entre o público e o privado e o tráfico ilícito de patrimônio documental no Brasil e no exterior.

18h
Exibição de filme: “Tributo a Roberto Farias” - Apresentação de um curta inédito - Memória Essencial - e do longa Assalto ao Trem Pagador.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página