Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Nacional realiza mesa-redonda sobre os desafios da difusão no mundo digital na II Semana Nacional de Arquivos
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional realiza mesa-redonda sobre os desafios da difusão no mundo digital na II Semana Nacional de Arquivos

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Terça, 05 de Junho de 2018, 20h54 | Última atualização em Terça, 05 de Junho de 2018, 22h03
A mesa-redonda “Desafios do mundo digital – difusão” foi realizada nesta terça-feira, 05 de junho, dentro das atividades do Arquivo Nacional na II Semana Nacional de Arquivos. O evento contou com a mediação do servidor Diego Barbosa da Silva e teve transmissão ao vivo pela página do Arquivo Nacional no Facebook. A gravação pode ser assistida aqui.
 
O debate contou com os palestrantes Luiz Salgado Neto, supervisor da área de mídias sociais do Arquivo Nacional, que palestrou sobre a difusão de acervos da instituição nas mídias sociais, Ana Paula Tavares Teixeira que discorreu sobre sua experiência em fazer divulgação de história na internet através do site Café História, Denise Bastos, servidora da equipe de pesquisa do Arquivo Nacional, que falou sobre as exposições virtuais da instituição e Marcos André Carvalho, coordenador-geral de acesso e difusão documental do Arquivo Nacional, encerrou a mesa com o tema "Novo plano de difusão do AN".
 
Após o evento, em entrevista à Assessoria de Comunicação do Arquivo Nacional, a historiadora Ana Paula Tavares Teixeira do site Café História - que tem o objetivo de divulgar o conhecimento histórico produzido nas universidades e valorizar debates, experiências e teorias no campo do ensino da história - ressaltou a importância de instituições como o Arquivo Nacional no fornecimento de documentos confiáveis para a elaboração de pesquisas que tenham credibilidade de fonte e sejam relevantes para a sociedade.
 
Ana Paula Teixeira ressaltou que: "Estamos abertos a parcerias com o Arquivo Nacional, que é uma instituição de bastante referência para pesquisadores. Inclusive, em nossos estudos pessoais (dela e de Bruno Leal Pastor de Carvalho, também editor do Café História) fizemos uso do acervo do Arquivo Nacional e além de conseguirmos encontrar o material que precisávamos também fomos muito bem recebidos pela instituição. Os documentos encontrados aqui foram fundamentais para o desenvolvimento da nossa pesquisa. Em nível institucional teríamos que pensar em como poderia se dar uma parceria entre o Arquivo Nacional e o Café Histórico, mas acredito que seria interessante". 
 
A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país, que tem como objetivo aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os trabalhos nelas desenvolvidos. Sua segunda edição começou em 04 de junho e segue até 09 de junho de 2018. A programação completa das atividades do Arquivo Nacional na II Semana Nacional de Arquivos está disponível aqui.
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página