Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Debate sobre preservação de documentos arquivísticos digitais na II Semana Nacional de Arquivos
Início do conteúdo da página

Debate sobre preservação de documentos arquivísticos digitais na II Semana Nacional de Arquivos

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Terça, 05 de Junho de 2018, 16h45 | Última atualização em Quarta, 06 de Junho de 2018, 16h34

Nesta terça-feira, 05 de junho, o Arquivo Nacional, dentro da sua programação na II Semana Nacional de Arquivos realizou uma mesa-redonda com o tema “Desafios do mundo digital – preservação”. A mediação foi feita pela coordenadora-geral de processamento e preservação do acervo do Arquivo Nacional, Adriana Cox e o evento teve transmissão ao vivo na página do Arquivo Nacional no Facebook. Assista o vídeo na íntegra aqui.

O palestrante Claudio de Carvalho Xavier, servidor da coordenação de preservação do acervo do Arquivo nacional, apresentou um panorama da digitalização na instituição. O servidor relatou que o Arquivo Nacional começou a fazer digitalização do acervo em 2002, com disponibilização das imagens no SIAN (Sistema de Informações do Arquivo Nacional) a partir de 2009. Com 15 funcionários na equipe, já foi realizada a digitalização de 244 fundos, em um total de 376.547 documentos digitais disponíveis para consulta pelos usuários. Claudio discorreu, ainda, sobre os projetos em andamento na instituição como, por exemplo, o "Brasil Republicano" (2018:34 fotos, 44 documentos textuais) e "Cartas em Arquivos" (2018:4 documentos textuais). Falou também sobre projetos em análise para execução e dos grandes desafios para o futuro, como por exemplo ampliar a infraestrutura já existente e investir em capacitação dos técnicos atuantes no setor.

A servidora da coordenação de preservação do acervo do Arquivo Nacional, Érika Sampaio, salientou a importância da preservação dos documentos arquivísticos digitais digital e da implementação do AN Digital, que tem como objetivo dotar o Arquivo Nacional das condições de infraestrutura organizacional e tecnológica capazes de preservar e dar acesso aos documentos digitais por ele recolhidos em cumprimento às suas atribuições. Em suas palavras: "Sem um programa permanente de preservação e acesso a documentos arquivísticos digitais, não haverá Arquivo Nacional no Futuro".

Thiago Luna, servidor da coordenação de tecnologia da informação do Arquivo Nacional, discorreu sobre a importância do papel da tecnologia da informação na preservação dos documentos arquivísticos digitais. Ele destacou que toda área de TI precisa ter a preocupação de que somente guardar/armazenar documentos digitais em estruturas de pastas no Storage não é preservação digital. Mas é preciso, com a orientação de arquivistas, implementar um repositório digital confiável (RDC-Arq) como ambiente de preservação permanente. Somente atendendo as normas, padrões e requisitos arquivísticos é possível criar este ambiente confiável, capaz de manter autênticos os materiais digitais, de preservá-los e prover acesso a eles a longo prazo.

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país, que tem como objetivo aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os trabalhos nelas desenvolvidos. Sua segunda edição começou em 04 de junho e segue até 09 de junho de 2018. A programação completa das atividades do Arquivo Nacional na II Semana Nacional de Arquivos está disponível aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página