Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mesa-redonda sobre desafios do mundo digital na II Semana Nacional de Arquivos
Início do conteúdo da página

Mesa-redonda sobre desafios do mundo digital na II Semana Nacional de Arquivos

Escrito por Camila Souza | Publicado: Terça, 05 de Junho de 2018, 12h39 | Última atualização em Terça, 05 de Junho de 2018, 12h39

Dando início ao segundo dia da programação da II Semana Nacional de Arquivos no Arquivo Nacional, nesta terça-feira, dia 5 de junho, foi realizada uma mesa-redonda, com o tema “Desafios do mundo digital - estratégias para a gestão de documentos digitais no Poder Executivo Federal”. A mediação foi realizada pela servidora Adriana Reguete do Arquivo Nacional e o evento teve transmissão ao vivo na página do Arquivo Nacional no Facebook. Assista o vídeo na íntegra aqui.

 A palestrante Natasha Hermida, servidora da Coordenação-Geral de Gestão de Documentos do Arquivo Nacional, discorreu sobre  “Recomendações para uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)”. Ela ressaltou, ainda, a importância da gestão de documentos digitais e destacou as vantagens e desvantagens que existem dentro do ambiente digital. A arquivista discutiu, também, sobre a natureza do SEI, sua implementação na instituição e possíveis melhorias.

Alex Holanda, servidor da Coordernação-Geral de Gestão de Documentos, ministrou a palestra com o tema “Recomendações para a formulação de políticas de preservação digital”. O arquivista falou sobre a importância da política de preservação de documentos arquivísticos digitais. Em suas palavras: "Preservação deve ser vista como processo, durante todo o ciclo vital dos documentos a fim de garantir sua longevidade."

Por fim, a servidora da Coordenação-Geral de Gestão de Documentos, Raquel Reis, apresentou o tema “Procedimentos para transferência ou recolhimento de acervos arquivísticos públicos digitais”, no qual a palestrante especificou cada etapa do processo de transferência ou recolhimento de acervos arquivísticos públicos em qualquer suporte pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal para o Arquivo Nacional.

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país, que tem como objetivo aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os trabalhos nelas desenvolvidos. Sua segunda edição ocorrerá de 04 a 09 de junho de 2018. A programação completa das atividades do Arquivo Nacional na II Semana Nacional de Arquivos está disponível aqui.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página