Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Confira a programação do segundo dia da II Semana Nacional de Arquivos
Início do conteúdo da página

Confira a programação do segundo dia da II Semana Nacional de Arquivos

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Segunda, 04 de Junho de 2018, 21h16 | Última atualização em Segunda, 04 de Junho de 2018, 21h17

Nesta segunda-feira, dia 04 de junho, teve início a II Semana Nacional de Arquivos, que é uma temporada de eventos que acontece em instituições de todo o país, tais como arquivos, entidades detentoras de acervos, centros de memórias e outras instituições culturais. A edição de 2018 vai até 09 de junho e tem como objetivo aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os trabalhos nelas desenvolvidos. A data escolhida para a Semana Nacional de Arquivos se refere à semana em que se comemora o Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho). Está data foi criada pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) em homenagem aos arquivos. O ICA lança anualmente um tema para inspirar os eventos. O deste ano é Governança, Memória e Herança. A programação completa do Arquivo Nacional na II Semana Nacional de Arquivos está disponível aqui.

Confira a programação do Arquivo Nacional para o segundo dia:

05 de Junho (Terça-feira):

09h

Oficina: “Como descrever um documento de arquivo - a descrição de documentos arquivísticos permanentes”. Ministrantes: Aline Camargo Torres/ AN, Carolina de Oliveira/ AN, José Luiz Macedo/ AN e Sergio Miranda de Lima/ AN. A oficina tem por objetivo discutir e identificar os conceitos de documento, gênero documental (audiovisual, cartográfico, iconográfico, musical, sonoro e textual) e organicidade, bem como apresentar metodologias de processamento técnico desses acervos, com ênfase na descrição arquivística, para acesso e difusão. Carga horária total: 7h. Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..  

10h

Mesa-redonda: Desafios do mundo digital - estratégias para a gestão de documentos digitais no Poder Executivo Federal”.  Palestrante Natasha Hermida: “Recomendações para uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)”. Palestrante Alex Holanda: “Recomendações para a formulação de políticas de preservação digital”. Palestrante Raquel Reis: “Procedimentos para transferência ou recolhimento de acervos arquivísticos públicos digitais”. Mediação: Adriana Reguete.

12h

Visita à fábrica de papel - Os visitantes terão oportunidade de conhecer um pouco mais sobre conservação de documentos, encontrando uma mostra sobre a aplicabilidade dos papéis fabricados. Não é necessário agendamento.

14h

Mesa-redonda: Desafios do mundo digital – preservação”. Mediadora: Adriana Cox Hollós/ AN.

Palestrante Claudio de Carvalho Xavier/ AN: “Panorama da digitalização no arquivo”. Apresentação das ações realizadas e perspectivas relacionadas ao trabalho de digitalização no Arquivo Nacional.

Palestrante Érika Maria Nunes Sampaio/ AN: “Perspectivas da preservação da memória digital brasileira a partir da experiência do Arquivo Nacional”. Apresentação do artigo publicado que tem por objetivo problematizar a preservação de documentos arquivísticos com o advento da tecnologia digital, revisitar conceitos fundamentais para a preservação digital, apresentar as iniciativas do Arquivo Nacional brasileiro no desenvolvimento de condições de infraestrutura organizacional e tecnológica capazes de preservar e dar acesso aos documentos digitais recolhidos em cumprimento às suas atribuições, especialmente no que diz respeito à adoção do Archivematica, repositório arquivístico digital confiável de código aberto e livre, para a manutenção de objetos digitais a longo prazo.

Palestrante Thiago Luna de Melo/ AN: “Guardar não é preservar. O papel da TI na preservação digital com uma visão arquivística”. Palestra sobre a importância da TI para a criação/manutenção de um ambiente tecnológico propício para preservação digital, difusão e acesso, que atenda às normas, padrões e requisitos arquivísticos.

14h

Oficina: “Técnicas para digitalização do documento sonoro”. A oficina tem por objetivo disseminar conhecimentos sobre a história evolutiva dos suportes sonoros, as técnicas para captura de documentos sonoros e a recuperação de ruptura em fitas magnéticas. Também serão apresentadas as peculiaridades dos documentos sonoros no processo digitalização de suportes analógicos. Ministrantes: Clenilson Melo de Miranda/ AN e Carlos Eduardo Marconi de Carvalho/ AN. Inscrição: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

16h

Mesa-redonda: “Desafios do mundo digital – difusão”. Palestrante Ricardo Pimenta/ IBICT-UFRJ. Palestrante: Luiz Salgado Neto/ AN: "Difusão de acervos nas mídias sociais: a experiência do Arquivo Nacional". Palestrante: Ana Paula Tavares Teixeira/ Café História: "Divulgação de História na Internet: a experiência do Café História". Mediação: Diego Barbosa da Silva/ AN. 

18h

Teatro: “E o mar já não existe”. Grupo Cia Bagagem Ilimitada.

Na peça “E o mar já não existe”, levantamos as pedras de um escombro, que um dia foi um lar, e mostramos o que acontece ao nosso redor. A guerra está presente na porta ao lado. E dentro de nós. Na nossa história duas mulheres aprisionadas e um soldado são nossos arquétipos unidos em um momento extremo de suas vidas. Eles lutam por sua sobrevivência na ausência das suas humanidades. A peça reúne em sua temática algo denso e repleto de silêncios. O espectador completa o quebra cabeça com sua subjetividade. Em cena um tecido vermelho se torna mar, um livro, uma gaita e um cantil contam essa história. Num contexto estéril qualquer supérfluo é descartado. Fazemos uma provocação: Ainda há tempo de renovar nossas esperanças?

Duração: 40 min.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página