Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mesa-redonda sobre herança afro-brasileira na II Semana Nacional de Arquivos
Início do conteúdo da página

Mesa-redonda sobre herança afro-brasileira na II Semana Nacional de Arquivos

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Segunda, 04 de Junho de 2018, 18h23 | Última atualização em Segunda, 04 de Junho de 2018, 18h24

O Arquivo Nacional, dentro das atividades da II Semana Nacional de Arquivos, realizou nesta segunda-feira, 04 de junho, uma mesa-redonda com tema “Patrimônio cultural afro-brasileiro: heranças e narrativas”. A mediação foi realizada pela servidora Carla Lopes do Arquivo Nacional e o evento teve transmissão ao vivo na página do Arquivo Nacional no Facebook. Assista o vídeo na íntegra aqui.

A palestrante Antonina Fernandez (Iphan) discorreu sobre patrimônio cultural imaterial afro-brasileiro e destacou que "a patrimonialização  das manifestações culturais de origem africana afirma suas inestimáveis contribuições para a formação da identidade brasileira. sabemos que nossa sociedade é formada por diversas referências culturais, sendo a africana  uma das mais pujantes. O reconhecimento destas manifestações culturais é uma preocupação constante do Iphan".

O doutor Blonsom Faria, pesquisador associado POLIS-UFF e membro do INCT-Proprietas - UFF,  falou sobre a política pública da zona portuária do Rio de Janeiro, que criou um circuito histórico e arqueológico a partir da rota de desembarque e comércio de africanos escravizados, com enfoque na dor e sofrimento a que  população africana foi submetida durante o período escravocrata no Brasil.

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país, que tem como objetivo aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os trabalhos nelas desenvolvidos. Sua segunda edição ocorrerá de 04 a 09 de junho de 2018. A programação completa das atividades do Arquivo Nacional na II Semana Nacional de Arquivos está disponível aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página