Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Nacional realiza roda de conversa sobre acessibilidade
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional realiza roda de conversa sobre acessibilidade

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Segunda, 04 de Junho de 2018, 16h31 | Última atualização em Segunda, 04 de Junho de 2018, 16h31

Dentro das atividades do primeiro dia da II Semana Nacional de Arquivos, 04 de junho, foi realizada uma roda de conversa com o tema “Os desafios da construção de uma política de acessibilidade em arquivos públicos”com Isabel Portella/ Museu da República - Ibram, Osvaldo Emery/ Cinemateca Brasileira - MinC e representantes do GT Acessibilidade do Arquivo Nacional. 

A atividade debateu as legislações que abordam as conquistas dos direitos das pessoas com deficiência, os desafios da aplicabilidade das mesmas em instituições públicas e a importância de políticas que visem sua implementação. O Arquivo Nacional, através do Grupo de Trabalho de Acessibilidade, produziu, dentre outras ações, relatório sobre as condições institucionais, apresentou proposta de política institucional de acessibilidade e de criação da Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade do Arquivo Nacional. 

Isabel Portella, servidora do Museu da República, fez um relato sobre sua experiência dentro do serviço público enquanto pessoa com deficiência. A Coordenadora da RAM (Rede de Acessibilidade em Museus) falou sobre os desafios encontrados na implementação da acessibilidade nos espaços públicos, em especial nos prédios históricos. Foi apresentado também por Osvaldo Emery, arquiteto do Ministério da Cultura, um projeto de adaptação do prédio do Museu da República, que visa torná-lo mais acessível, conservando sua estrutura arquitetônica. Osvaldo Emery ressaltou ainda a importância das instituições públicas serem mais inclusivas e assim alcançar um público maior.

Alexandra Werneck, participante do Grupo de Trabalho de Acessibilidade do Arquivo Nacional, destacou a necessidade de políticas institucionais que visem não apenas a acessibilidade estrutural, mas também do acervo, como a inclusão de audiodescrição, legenda e textos em braile em documentos da instituição, além de intérpretes de libras durante os eventos realizados pelo Arquivo Nacional. A roda de conversa teve transmissão ao vivo na página do Arquivo Nacional no Facebook e pode ser assistida aqui.

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país, que tem como objetivo aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os trabalhos nelas desenvolvidos. Sua segunda edição ocorrerá de 04 a 09 de junho de 2018. A programação completa das atividades do Arquivo Nacional na II Semana Nacional de Arquivos está disponível aqui.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página