Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Confira a programação do primeiro dia da II Semana Nacional de Arquivos
Início do conteúdo da página

Confira a programação do primeiro dia da II Semana Nacional de Arquivos

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Sexta, 01 de Junho de 2018, 18h07 | Última atualização em Sexta, 01 de Junho de 2018, 18h09

Nesta segunda-feira, dia 04 de junho, tem início a II Semana Nacional de Arquivos, que é uma temporada de eventos que acontece em instituições de todo o país, tais como arquivos, entidades detentoras de acervos, centros de memórias e outras instituições culturais. A edição de 2018 ocorrerá de 04 a 09 de junho e tem como objetivo aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os trabalhos nelas desenvolvidos. A data escolhida para a Semana Nacional de Arquivos se refere à semana em que se comemora o Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho). Está data foi criada pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) em homenagem aos arquivos. O ICA lança anualmente um tema para inspirar os eventos. O deste ano é Governança, Memória e Herança. A programação completa do Arquivo Nacional na II Semana Nacional de Arquivos está disponível aqui.

Confira a programação do Arquivo Nacional para o primeiro dia:

04 de Junho (Segunda-feira):

10h

Mesa de abertura: com Marta de Senna, presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Aluf Elias e Larissa Costa, ambas representando a Direção-Geral do Arquivo Nacional.

Palestra de abertura - “O Arquivo Nacional em seus 180 anos”, palestra com os coordenadores-gerais do Arquivo Nacional apresentando suas áreas, projetos e missões: Larissa Costa (Coordenadora-Geral de Gestão de Documentos), Adriana Cox Hollos (Coordenadora-Geral de Processamento Técnico e Preservação do Acervo), Ana Paula Teixeira (Coordenadora-Geral de Administração) e Marcos André Carvalho (Coordenador-Geral de Acesso e Difusão Documental).

10h às 14h

78º Encontro Urban Sketchers Rio - Encontro de desenhistas no pátio do Arquivo Nacional.

 

12h

Visita à fábrica de papel  - Os visitantes terão oportunidade de conhecer um pouco mais sobre conservação de documentos, encontrando uma mostra sobre a aplicabilidade dos papéis fabricados. Não é necessário agendamento. 

14h

Roda de conversa: “Os desafios da construção de uma política de acessibilidade em arquivos públicos”, com Isabel Portella/ Museu da República - Ibram, Osvaldo Emery/ Cinemateca Brasileira - MinC e representantes do GT Acessibilidade do Arquivo Nacional. A atividade promoverá debate acerca das legislações que abordam as conquistas dos direitos das pessoas com deficiência, os desafios da aplicabilidade das mesmas em arquivos públicos e a importância de políticas institucionais para sua implementação. 

16h

Mesa-redonda: “Patrimônio cultural afro-brasileiro: heranças e narrativas”. Palestrante Blonsom Faria/ Instituto dos Pretos Novos: "A dor e o horror nas narrativas patrimoniais da herança africana na região portuária do Rio de Janeiro." Palestrante Antonina Fernandez/ Iphan: "Patrimônio imaterial afro-brasileiro". Mediação: Carla Lopes/ AN. 

18h

Música: Orquestra de Pandeiro (de Clarice Magalhães), Banda Hoço e Batalha da Liga RJ/ Edição Arquivo Nacional.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página