Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Nacional promove oficinas na II Semana Nacional de Arquivos
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional promove oficinas na II Semana Nacional de Arquivos

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quarta, 30 de Maio de 2018, 14h52 | Última atualização em Sexta, 01 de Junho de 2018, 15h33

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país, que tem como objetivo aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os trabalhos nelas desenvolvidos. Sua segunda edição ocorrerá de 04 a 09 de junho de 2018. 

O Arquivo Nacional, entre outras atividades, realizará seguintes oficinas:

05 de junho (terça-feira):

09h

Oficina: “Como descrever um documento de arquivo - a descrição de documentos arquivísticos permanentes”. Ministrantes: Aline Camargo Torres/ AN, Carolina de Oliveira/ AN, José Luiz Macedo/ AN e Sergio Miranda de Lima/ AN. A oficina tem por objetivo discutir e identificar os conceitos de documento, gênero documental (audiovisual, cartográfico, iconográfico, musical, sonoro e textual) e organicidade, bem como apresentar metodologias de processamento técnico desses acervos, com ênfase na descrição arquivística, para acesso e difusão. Carga horária total: 7h. Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..  

06 de junho (quarta-feira):

10h

Oficina: Memórias Reveladas na sala de aula. Ministrante: Prof: Carla Lopes/ MR e AN. O objetivo da oficina é estimular o desenvolvimento de ações educativas (formais e não-formais) nas instituições de arquivos e áreas afins utilizando documentação sob custódia das respectivas instituições referentes ao período histórico da Ditadura Civil-Militar (1964-1985). 20 vagas. Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

07 de junho (quinta-feira):

14h

Oficina: “Fazendo história na sala de aula: anistia”. Ministrante: Profª. Carla Lopes/ MR e AN. Público-alvo: alunos do ensino médio. 20 vagas. Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A oficina visa estimular estudantes de ensino médio na produção de material didático utilizando documentação sob custódia do Arquivo Nacional referente ao período histórico da Ditadura Civil-Militar (1964-1985).

 

16h

Palestra: “Teatro, memória e arquivo: uma forma de experiência sensorial". Ministrante: Rafael Rodrigues/ Universidade Cândido Mendes. Será abordado o aspecto sensorial da linguagem e da estética no teatro a partir de estudo de caso sobre o grupo Definitiva Companhia de Teatro.

18h

Oficina: “Documentos (In)Visíveis - conhecendo os arquivos do SNI”. Ministrante: Prof: Vicente Rodrigues/ MR e AN. A oficina visa apresentar aos pesquisadores o projeto Memórias Reveladas e detalhar a estrutura do Serviço Nacional de Informações (SNI), destacando as principais características dos documentos produzidos no período. Público: arquivistas, historiadores e universitários. 20 vagas. Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A programação completa das atividades do Arquivo Nacional na II Semana Nacional de Arquivos está disponível aqui.

Fonte: Coordenação de Pesquisa, Educação e Difusão do Acervo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página