Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Visita à Fábrica de Papel na II Semana Nacional de Arquivos
Início do conteúdo da página

Visita à Fábrica de Papel na II Semana Nacional de Arquivos

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quarta, 30 de Maio de 2018, 13h00 | Última atualização em Sexta, 01 de Junho de 2018, 12h21

A sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, mantém, desde 1992, uma fábrica de papéis especiais. É nela que a instituição produz o material necessário para o processo de restauração de documentos chamado reenfibragem mecânica. A fábrica fornece a massa de celulose beneficiada com refino e corante, usada para recompor os documentos que apresentam áreas com perdas de papel. O engenheiro químico Anivaldo dos Santos Gonçalves é o fundador e responsável pela fábrica. Confira aqui uma entrevista com ele.

Durante a II Semana Nacional de Arquivos será possível realizar visita guiada gratuita à fabrica, sem necessidade de agendamento. Os visitantes terão oportunidade de conhecer um pouco mais sobre conservação de documentos, encontrando uma mostra sobre a aplicabilidade dos papéis fabricados: pequenos reparos em documentos deteriorados, encadernação e revestimento de caixas para acondicionamento de documentos, e também conhecerão o processo de fabricação de papel semiartesanal e a confecção de papel marmorizado, utilizado em acondicionamentos e encadernação. As visitas ocorrerão de 04 a 07 de  junho, às 12 horas.

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país e sua segunda edição ocorrerá de 04 a 09 de junho de 2018. Seu objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os trabalhos nelas desenvolvidos. A programação completa está disponível aqui.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página