Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Nacional sediará primeira batalha da liga das Rodas Culturais do Rio de Janeiro
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional sediará primeira batalha da liga das Rodas Culturais do Rio de Janeiro

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quarta, 30 de Maio de 2018, 14h44 | Última atualização em Quarta, 30 de Maio de 2018, 18h30

Protagonizada por jovens das periferias e favelas, as Rodas Culturais são encontros de livre manifestação da cultura Hip Hop, realizados periodicamente em espaços públicos e gratuitos. Sem restrição à circulação de pessoas e com a responsabilidade de transformação do território, as Rodas Culturais têm se tornado um dos principais fenômenos culturais de ocupação das ruas e praças do estado do Rio de Janeiro.

Em 2017, no Rio de Janeiro, eram 67 Rodas cadastradas pela Prefeitura. Hoje esse número já passa de 100 e não para de crescer. Apesar da sua força, as Rodas historicamente sofrem forte resistência no direito de ocupar os espaços públicos para promoverem democraticamente cultura. Porém, o movimento das Rodas vem experimentando um novo ciclo de transformação com o surgimento da Liga das Rodas Culturais do Estado do Rio de Janeiro, em 2017.

O coletivo já reúne 103 Rodas de diferentes cidades do estado. O desafio fundamental da LIGA RJ é organizar a representatividade das Rodas a nível estadual e construir uma visão conjunta de futuro que empodere o movimento de maneira a ampliar suas ocupações. Em pouco tempo de trajetória, o coletivo LIGA RJ já acumula reconhecimento e resultados.

 A Liga das Rodas Culturais do Estado do Rio de Janeiro realizará sua 1ª Batalha da Liga RJ no dia de abertura da II Semana Nacional de Arquivos, em 04 de junho, na sede do Arquivo Nacional, a partir das 19 horas. O evento reunirá MCs de diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro, os quais dificilmente teriam oportunidade de batalharem entre si. Além das tradicionais batalhas com nomes de destaque da cena cultural, a programação conta com shows de rap, dj e poesia, onde serão homenageados os cinco jovens que eram gestores da Roda Cultural Darcy Ribeiro e foram assassinados em março de 2018 na cidade de Maricá.

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país e sua segunda edição ocorrerá de 04 a 09 de junho de 2018. Seu objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os trabalhos nelas desenvolvidos. A programação completa está disponível aqui.

Fotos: Ricardo Pimentel. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página