Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Confira como foi a edição de maio do projeto "Arquivo Faz Escola"
Início do conteúdo da página

Confira como foi a edição de maio do projeto "Arquivo Faz Escola"

Escrito por Bruna Barcelos | Publicado: Segunda, 28 de Maio de 2018, 11h45 | Última atualização em Segunda, 28 de Maio de 2018, 12h22

O projeto  "Arquivo Faz Escola", composto de sessões de documentários brasileiros seguidos de rodas de conversas de especialistas sobre o tema, no dia 24 de maio, realizou sessões, de manhã e de tarde, do filme “O Vento Forte do Levante”, de Rodrigo Dutra, que retrata a vida do poeta, multiartista e militante do movimento negro Solano Trindade.

Pela manhã, o Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente da Ilha do Governador, a ONG Ser Cidadão e da Escola Municipal Rivadávia Corrêa trouxeram grupos de jovens para assistirem ao filme e conversar com o professores Idemburgo Frazão (UNIGRANRIO) e Fernanda Felisberto (UFRRJ).

Pela tarde, a Escola Municipal República Argentina e a Escola Municipal Henrique Dodsworth trouxeram estudantes do 8º ano para assistirem o filme e conversar com o Prof. Otair Fernandes (UFRRJ).

Na roda de conversa entre os especialistas e os jovens surgiram questões sobre a história do movimento negro, a cultura e literatura afro-brasileiras, racismo e o processo de “esquecimento” de nomes de nossa cultura e o resgate da memória afro.

O Projeto “Arquivo Faz Escola” é uma realização conjunta das Equipes de Educação (COPED/AN), da Midiateca (COCAC/AN) e da Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos (CODAC/AN), com apoio das demais áreas do Arquivo Nacional.

 

Fonte: Equipe de Educação em Arquivos (COPED/COACE)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página