Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Acervo Moyses Weltman disponível no Arquivo Nacional
Início do conteúdo da página

Acervo Moyses Weltman disponível no Arquivo Nacional

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Segunda, 28 de Maio de 2018, 10h00 | Última atualização em Segunda, 28 de Maio de 2018, 11h38

Quem um dia ligou um aparelho de rádio nas décadas de 1950 e 1960 lembra bem de Jerônimo e suas aventuras pelo sertão brasileiro. Estas e outras rádio novelas fazem parte do acervo Moysés Weltman, radialista e roteirista, depositado no Arquivo Nacional em regime de comodato em 2002.

Moyses Weltman nasceu em 1932, no Rio de Janeiro, e faleceu em 1985. Radialista, novelista, roteirista e quadrinista, ganhou fama no início de carreira na Rádio Nacional como autor da radionovela Jerônimo, o Herói do Sertão, que chegou a 3.276 capítulos, veiculada de segunda a sexta-feira entre os anos de 1953 e 1967. Mais tarde, a história viria a ser reapresentada na televisão e em quadrinhos. Além da Rádio Nacional, Moyses Weltman trabalhou nas rádios Mayrink Veiga, Tupi e Clube do Brasil, assim como na TV Tupi, TV Rio (Canal 13), TV Continental, TV Globo, TV S e TV Manchete. Sua produção é extensa e com sucesso de público.

Wanda e Fernando Weltman, filhos de Moyses, estiveram presentes no Arquivo Nacional neste mês de maio na Ilha de Edição de Som (Coordenação-Geral de Processamento e Preservação do Acervo / Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos) para escutar o primeiro capítulo da série “Laços de Sangue” e checar o estado do acervo. A trama faz parte da rádio novela “Jerônimo, o Herói do Sertão”, produção nacional inspirada nos filmes de western norte-americanos. 

A pedido dos comodantes, a equipe digitalizou o trecho a partir da fita-rolo original e os herdeiros do radialista, emocionados, comentaram sobre a qualidade da produção do pai e da digitalização feita pelo Arquivo Nacional. A digitalização do material na íntegra ainda não foi realizada, mas há na instituição um processo com tratativa de recursos externos para sua viabilização.

O fundo Moysés Weltman é composto por fitas magnéticas, negativos de som e de imagem de novelas e programas de rádio. Seu código de referência no Arquivo Nacional é BR RJANRIO J1. O acervo pode ser utilizado pelo comodatário (o Arquivo Nacional) sem fins comerciais, em pesquisas e eventos e exibido em suas dependências.

Fonte: Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página