Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Globo exibe matérias com documentos do Arquivo Nacional
Início do conteúdo da página

Globo exibe matérias com documentos do Arquivo Nacional

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Sexta, 25 de Maio de 2018, 10h00 | Última atualização em Sexta, 25 de Maio de 2018, 14h35

Na terça-feira, 22 de maio, o Jornal Nacional, exibido pela rede Globo, apresentou uma matéria sobre documentos da inteligência americana que revelam que os Estados Unidos consideravam terrorismo as ações organizadas por militares contrários a abertura política durante o governo João Figueiredo, último presidente do Regime Militar, que vigorou no país entre 1964 e 1985.

Os documentos mostram também a preocupação de Figueiredo em relação a Tancredo Neves como seu sucessor na presidência. Segundo texto da inteligência americana, Figueiredo disse a Kissinger que, se eleito, Tancredo não conseguiria controlar radicais de esquerda. 

O material utilizado pela rede Globo faz parte do acervo do Arquivo Nacional, e se encontra no fundo da Comissão Nacional da Verdade (BR RJANRIO CNV), na série Reconhecimento de Acervos (BR RJANRIO CNV.0.RCE). Os documentos digitalizados podem ser acessados através do SIAN (Sistema de Informações do Arquivo Nacional) clicando aqui.

Além da matéria exibida na terça-feira, o Jornal Nacional também utilizou documentos do acervo do Arquivo Nacional para a produção de uma matéria que foi ao ar na segunda-feira, 21 de maio, onde a inteligência dos Estados Unidos aponta a participação de militares no atentado ao Centro de Convenções Riocentro, ocorrido em 30 de abril de 1981, quando se realizava no local um espetáculo comemorativo do Dia do Trabalhador.

A Globo News, em seu Jornal das 10, apresentou uma versão estendida das matérias. Na próxima quarta-feira, às 23h30, irá ao ar, na GloboNews, o Arquivo N, que também contará com documentos do fundo da Comissão Nacional da Verdade, pertencentes ao acervo do Arquivo Nacional.

Confira as matérias do Jornal Nacional e da Globo News aqui e aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página