Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Nacional e Ser Cidadão fecham parceria para formação de Auxiliares de Arquivo
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional e Ser Cidadão fecham parceria para formação de Auxiliares de Arquivo

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quarta, 23 de Maio de 2018, 11h44 | Última atualização em Quarta, 30 de Maio de 2018, 10h55

A Associação Ser Cidadão surgiu a partir da iniciativa de técnicos do Programa Nacional de Museus e da extinta Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor ( FUNABEM), que criaram, em conjunto, o projeto “Museu de Belas Artes – Extra-Muros Meninos de Rua / Oficina de Arte”, no qual era oferecido curso de silk-screen. O projeto recebeu o primeiro patrocínio em 1989 e passou a se chamar “Programa Educação e Trabalho”. Em 2002, Instituiu-se legalmente como uma organização do terceiro setor, com o nome de Associação Ser Cidadão.

O objetivo da Ser Cidadão é oferecer cursos de capacitação profissional, voltados para geração de renda, curso pré-técnico e pré-vestibular social, além de programa de educação de jovens e adultos, cursos livres e oficinas culturais. O Arquivo Nacional tem parceria com a Ser Cidadão em cursos voltados para tarefas de auxiliar administrativo e logística e, pela primeira vez, está oferecendo também disciplinas de noções básicas de arquivo.

Coordenado pela Equipe de Educação da COPED, em conjunto com os coordenadores da Ser Cidadão, e contando com técnicos da COPRA e COGED na elaboração de conteúdos e ministrando as aulas, o Curso de Auxiliar de Arquivo iniciou este projeto piloto oferecendo 25 vagas. Nos dias 14, 16 e 17 de maio foram realizadas aulas sobre "Processamento técnico do acervo arquivístico". Em 21 de maio, a equipe de Conservação Preventiva do Arquivo Nacional ministrou as seguintes aulas: apresentação sobre o Arquivo Nacional e noções de conservação preventiva; funções administrativas no setor; higienização de depósitos; aplicação da meteorologia na conservação preventiva e biologia na conservação preventiva.

O Curso de Auxiliar de Arquivo é voltado para a formação profissional do participante e tem como público-alvo jovens com idades entre 16 e 24 anos, que estejam cursando o ensino médio. Leia mais sobre a Ser Cidadão aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página