Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Nacional organiza seminário sobre pós-abolição
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional organiza seminário sobre pós-abolição

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Sexta, 11 de Mai de 2018, 15h58 | Última atualização em Terça, 15 de Mai de 2018, 10h29
imagem sem descrição.

Nos dias 8 e 9 de maio foi realizado, no auditório do Arquivo Nacional, o "Seminário Pós-Abolição: 130 anos depois da Lei Áurea". Foram oito mesas de debate, com temas como ativismo feminino e negros no mercado de trabalho. Os palestrantes convidados eram acadêmicos e militantes do movimento negro e foi realizada transmissão ao vivo dos debates pela página no Facebook do Arquivo Nacional. Através de parceria com a Central Carioca de Libras da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência o evento contou com o serviço de interpretação em Libras.

A curadoria do evento ficou a cargo da pós-doutora em história comparada Helena Theodoro. A pesquisadora, em fala durante a abertura dos debates, afirmou que do ponto de vista do planejamento de palestras e apresentação de atividades culturais focadas na identidade negra, o Arquivo Nacional está sendo a única instituição no país a realizar um evento deste porte para marcar os 130 anos da abolição da escravatura no Brasil.

Helena Theodoro fez um agradecimento público à Diretora-Geral do Arquivo Nacional, Carolina Chaves, pela oportunidade de realizar uma atividade sobre a cultura negra numa país que sofre de racismo institucional e tem dificuldade em se aceitar como uma nação constituída de negros, brancos e indígenas. Para ela, é muito importante o Arquivo Nacional mostrar que suas portas estão sempre abertas ao público "principalmente num momento de reflexão sobre a participação da comunidade afrodescendente na vida brasileira". A pós-doutora também agradeceu ao Arquivo Nacional pela grande divulgação conseguida para o evento, fato que, segundo a pesquisadora, é raro de acontecer em seminários com esta temática.

O "Seminário Pós-Abolição: 130 anos depois da Lei Áurea" fez parte da série de eventos da semana "130 anos da Abolição da Escravatura", organizada pelo Arquivo Nacional para marcar os 130 anos da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil e faz parte do acervo da instituição. O seminário teve participação livre e gratuita e emissão de certificado para os presentes. Veja a programação completa da semana aqui.

O evento "130 anos da Abolição da Escravatura" faz parte do calendário de comemoração dos 180 anos do Arquivo Nacional.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página