Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Diretora do AN e Secretário Executivo do MJ inauguram mostra "130 anos da Abolição da Escravatura"
Início do conteúdo da página

Diretora do AN e Secretário Executivo do MJ inauguram mostra "130 anos da Abolição da Escravatura"

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Sexta, 11 de Maio de 2018, 16h06 | Última atualização em Sexta, 11 de Maio de 2018, 21h01
imagem sem descrição.
A Diretora-Geral do Arquivo Nacional (AN), Carol Chaves, e o Secretário Executivo do Ministério da Justiça, Gilson Libório de Oliveira Mendes, cortaram a faixa de inauguração da mostra “130 anos da Abolição da Escravatura”, que faz parte da semana de atividades que marca o aniversário da Lei Áurea promovida pela instituição. A cerimônia, para convidados, ocorreu no dia 07 de maio. Na manhã seguinte, 08 de maio, foi realizada a abertura da mostra para público.
 
A mostra, organizada pela equipe do setor de pesquisa do AN, reúne 40 reproduções de documentos da época, além de originais de outros 20, em sua maioria dos séculos XVIII e XIX, dentre os quais constam listas de escravizados que fugiram e relatórios de chegada de navios negreiros com informações sobre a região africana de procedência.
 
Por questão de segurança e conservação, os originais da Lei Áurea e da Lei do Ventre Livre, de 1871, só ficarão expostos ao público até o dia 12 de maio, porém a mostra segue aberta ao público até junho de 2018, com entrada franca. O evento “130 anos da Abolição da Escravatura” faz parte das comemorações dos 180 anos do Arquivo Nacional e vai até o dia 12 de maio. A entrada é gratuita. Confira a programação completa aqui.
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página