Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo em Prosa: "O Brasil é do senhor: reflexões sobre mídia, política e a invenção dos evangélicos no Brasil"
Início do conteúdo da página

Arquivo em Prosa: "O Brasil é do senhor: reflexões sobre mídia, política e a invenção dos evangélicos no Brasil"

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quinta, 03 de Maio de 2018, 15h22 | Última atualização em Quinta, 03 de Maio de 2018, 15h27
imagem sem descrição.

O Arquivo em Prosa desta segunda-feira (30) recebeu como palestrante convidada Raquel Sant´Ana, pesquisadora em estágio pós-doutoral no Centro Brasileiro de Estudos e Planejamento (CEBRAP) e doutora em Antropologia Social (UFRJ/Museu Nacional). A antropóloga propôs um debate sobre a produção midiática e a atuação dos evangélicos na vida pública brasileira. O evento contou com transmissão ao vivo pela página no Facebook do Arquivo Nacional, onde os espectadores puderam enviar comentários e perguntas.

Segundo Raquel Sant´Ana, seu trabalho começou a partir de uma pesquisa sobre música gospel. Sua perspectiva era tentar compreender o poder de circulação que a mídia traz para esse gênero musical e o que ele produz social e politicamente, tendo em vista a capacidade que essa circulação midiática tem de gerar efeito e criar identidade, produzindo repertórios comuns entre as diversas denominações evangélicas.

A pesquisadora decidiu, então, que olhar para a Marcha para Jesus seria uma forma interessante de analisar estas questões, uma vez que ela aglutina evangélicos de diferentes vertentes atrás de trios elétricos em nome de Jesus. Um de seus pontos é mostrar que os evangélicos não seguem cegamente os líderes religiosos.

Raquel Sant´Ana pontua que é importante não reduzir os evangélicos à massa de manobra de suas lideranças, mostrando que as pessoas se apropriam do que seus líderes fazem, mas de maneira critica, não adotando, necessariamente, a mesma posição política que eles. A autora acredita que o tema possui relevância central para pensar a democracia brasileira e espera que o trabalho seja entendido como uma contribuição para compreender não apenas quem consegue representar os evangélicos, em sua batalha espiritual, como também pensar em quem acredita que este não é um projeto legítimo, numa perspectiva de compromisso com a tolerância religiosa e democrática.

ASCOM- Assessoria de Comunicação Social 

Visite nossas redes sociais:
Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/c/ArquivoNacionalBrasil
MixCloud - https://www.mixcloud.com/ArquivoNacionalBrasil/
Flickr - https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/

Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse: 
http://www.arquivonacional.gov.br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página