Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Faz Escola debate questão indígena
Início do conteúdo da página
educação

Arquivo Faz Escola debate questão indígena

Escrito por ASCOM | Publicado: Terça, 24 de Abril de 2018, 17h37 | Última atualização em Terça, 24 de Abril de 2018, 17h37

Nesta terça-feira, o auditório do Arquivo Nacional reuniu estudantes para assistir e debater o documentário “Índio cidadão?”, de Rodrigo Arajeju, na edição de abril do Arquivo Faz Escola. O filme resgata a campanha popular das Nações Indígenas na Constituinte (1987/88) e documenta as duas mobilizações nacionais em Brasília, ocorridas em 2013, contra os ataques legislativos do Congresso Nacional aos direitos constitucionais dos Povos Originários. 

Na sessão da manhã, estiveram presentes a ONG SerCidadão e a escola municipal República Argentina. Participaram do debate da tarde as escolas municipais Henrique Dodsworth, José de Alencar e o Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch.
 
Após as sessões, o debate foi conduzido pela pesquisadora do Arquivo Nacional, Maria Elizabeth Brêa, e pela indígena Niara do Sol. “Respondi perguntas incisivas e inteligentes sobre alimentação e culturas indígenas. O que de mais importante essas crianças e jovens podem aprender com os indígenas é cuidar da natureza”, relatou Niara.

A próxima edição do Arquivo Faz Escola será no dia 24 de maio, com o documentário ‘O Vento Forte do Levante’, de Rodrigo Dutra, exibido em duas sessões, às 10 e às 14 horas. O filme apresenta um dos grandes nomes da cultura brasileira, o poeta, folclorista, pintor, ator, cineasta e teatrólogo Solano Trindade, que enfrentou a opressão e o preconceito racial no Brasil e defendeu a integração entre os povos. A luta de Solano Trindade era contra a discriminação e pela independência cultural, conscientização e valorização do negro no Brasil.

O público-alvo é formado por estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As inscrições de grupos escolares podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira: https://www.facebook.com/events/179932136154358/

 

ASCOM- Assessoria de Comunicação Social 

Visite nossas redes sociais:
Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/c/ArquivoNacionalBrasil
MixCloud - https://www.mixcloud.com/ArquivoNacionalBrasil/
Flickr - https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/

Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse: 
http://www.arquivonacional.gov.br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html

registrado em:
Fim do conteúdo da página