Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Editais e Concursos

WikiConcurso

Publicado: Terça, 04 de Julho de 2017, 15h31 | Última atualização em Segunda, 24 de Agosto de 2020, 12h13 | Acessos: 907

Arquivo Nacional lança Wikiconcurso em comemoração aos 60 anos de Brasília

Para comemorar os 60 anos de inauguração de Brasília, o Arquivo Nacional lançou, em 17 de abril, edital de concurso de edição na Wikipédia com prêmios de até R$2.500,00. O edital, organizado em parceria com a associação Wiki Movimento Brasil, tem como objetivo ampliar a democratização, a difusão e a acessibilidade de acervos do Arquivo Nacional e premiará os cinco editores da Wikipédia em português que realizarem mais ações de edição sobre Brasília nessa enciclopédia eletrônica colaborativa, utilizando, inclusive, imagens do acervo da instituição disponibilizadas na plataforma.

Desde 2017, o AN vem disponibilizando parte de seu acervo na WikiCommons. Até o momento, são 10.809 itens digitalizados, que permitem ao usuário ter acesso a documentos dos mais variados gêneros e suportes, que contam um pouco da história do Brasil. Muitos desses documentos já são utilizados para ilustrar mais de 6850 verbetes na Wikipédia em mais de 110 idiomas, que obtiveram em 2019, cerca de 280 milhões de acesso.

Todas essas iniciativas do Arquivo Nacional fazem parte de um movimento global de abertura de acervos que recebe o nome de GLAM (da sigla em inglês para “galerias, bibliotecas, arquivos e museus”) que pretende estimular a difusão de conteúdos de relevância educacional com licenças livres e a construção de recursos educacionais abertos, especialmente a Wikipédia, um dos sites mais acessados do mundo.

As inscrições para o Wikiconcurso Arquivo Nacional estão abertas de 20 de abril a 24 de junho de 2020 e o concurso será realizado entre 20 de julho a 14 de setembro, quando os participantes realizarão a criação de novos verbetes, a edição de verbetes já existentes e a inserção de imagens do acervo do Arquivo Nacional nos verbetes sobre Brasília da Wikipédia em língua portuguesa.

O concurso conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal – Secec e faz parte das comemorações pelo Arquivo Nacional dos 60 anos da capital federal, que inclui também o lançamento da exposição virtual “A Marcha para Oeste: a conquista do Brasil Central”, que traz 79 fotos da Expedição Roncador-Xingu, em junho de 1943, organizados em seis módulos. A marcha tinha o objetivo de desbravar e colonizar as zonas compreendidas nos altos rios Araguaia, Xingu e no Brasil Central e Ocidental.

Confira o edital original e o edital complementar publicados no Diário Oficial da União. 

Veja o calendário de atividades do concurso.

ATA DE HABILITAÇÃO

ATA DE RECURSO


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

Fim do conteúdo da página