Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Releases > Diretor-Geral do Arquivo Nacional visita Ministro da Cultura de Portugal
Início do conteúdo da página
Release

Diretor-Geral do Arquivo Nacional visita Ministro da Cultura de Portugal

Publicado: Quarta, 05 de Julho de 2017, 15h04 | Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2017, 15h04 | Acessos: 873

O Diretor-Geral do Arquivo Nacional (AN), José Ricardo Marques, apresentou nesta terça, dia 4 de abril, ao Ministro da Cultura de Portugal, Luis Filipe Castro Mendes, o modelo institucional do AN no Brasil e os acordos recentes realizados com os Arquivos da Noruega, França e México. 

O Ministro se interessou bastante pela visão do Arquivo como agente na chamada indústria criativa ou economia criativa na administração de conteúdos e, em especial, nas evoluções tecnológicas no processo da informação arquivística. Durante a visita, Marques apresentou uma proposta sobre a criação de uma rede de arquivos e a integração da gestão dos sistemas de arquivos dos países que compõem a CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - sua importância estratégica e o modelo conceitual do Arquivo 4.0, proposto pelo representante do Brasil. O Ministro solicitou o projeto, com o objetivo de elaborar uma apresentação para o encontro de Ministros da Cultura que ocorrerá em maio, na Bahia. 

O encontro sela as relações no âmbito dos Arquivos do Brasil e de Portugal, especialmente na proposta de criar o Sistema de Arquivo dentro do bloco de países de língua portuguesa. 

A CPLP, criada em 17 de julho de 1996, é formada por países de língua oficial portuguesa e tem como objetivo procurar uma maior união e cooperação entre seus integrantes, que já conta com nove membros: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página