Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Releases > Exposição em Brasília terá documentos originais do Arquivo Nacional
Início do conteúdo da página
Release

Exposição em Brasília terá documentos originais do Arquivo Nacional

Publicado: Quarta, 05 de Julho de 2017, 11h58 | Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2017, 11h58 | Acessos: 943

Pela primeira vez na história, o Arquivo Nacional (AN) leva para serem expostos, fora do Rio de Janeiro, trinta e quatro documentos originais de seu acervo. As obras farão parte da mostra “Brasilis a Brasilia: uma história contada pelos documentos de arquivo” que acontecerá no Palácio do Planalto, entre os dias 10 a 31 de maio.

Parte das comemorações dos 30 anos de reconhecimento de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, a mostra terá documentos do AN, da Biblioteca do Palácio do Planalto e do Arquivo Público do Distrito Federal. Ao todo, serão 50 registros textuais e fotográficos. 

A exposição mostrará as transformações ocorridas no país, desde o início do Brasil Colônia até a construção da nova Capital Federal, sendo dividida em três eixos prioritários: “Formação da Nação”, “Em busca da Liberdade” e “Brasil Moderno”. 

Entre os documentos levados pelo AN para a ocasião, estão: Lei Áurea; Juramento de D. Pedro I à Constituição de 1824; Constituição de 1824; Livro do 1º Registro de Notas do Rio de janeiro, de 1594, com as primeiras sesmarias da cidade; Cláusulas do Tratado de Madri; Partitura do Guarany, de Carlos Gomes; Autos da Devassa da Conjuração Mineira; Lei do Ventre Livre; Lista de passageiros do Kasuto Maru (1908); Passaporte de Santos Dumont; e outros. 

A inauguração da exposição terá a apresentação da Orquestra Sinfônica de Brasília e contará com a presença de convidados especiais, autoridades e o presidente da República, Michel Temer. Nos demais dias, estará aberta ao público e gratuita. 

registrado em:
Assunto(s): Arquivo Nacional
Fim do conteúdo da página