Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Releases > 3ª Semana Nacional de Arquivos
Início do conteúdo da página

3ª Semana Nacional de Arquivos

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2019, 16h57 | Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2019, 17h32 | Acessos: 184
De 3 a 8 de junho de 2019, acontecerá a 3ª edição da Semana Nacional de Arquivos: 211 arquivos de todo o país vão oferecer ao público mais de 500 atividades, como palestras, oficinas, eventos artístico-culturais, e muito mais! 
 
A Semana é uma temporada de eventos em arquivos e outros centros de memórias. O Arquivo Nacional, em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa, mobiliza as instituições arquivísticas brasileiras para aderir à ação e oferecer ao público uma programação especial durante a semana em que se celebra o Dia Internacional de Arquivos (9 de junho). Esta data foi proposta pelo Conselho Internacional dos Arquivos (ICA), que também sugere os temas anuais para nortear as atividades comemorativas. O tema de 2019 é Desenhando Arquivos.
 
A 3ª Semana Nacional de Arquivos está inserida em dois calendários internacionais: International Archives Week, idealizada pelo ICA, e Ano Ibero-Americano dos Arquivos para a transparência e a memória/2019, efeméride expressa na declaração da XIX Conferência Ibero-Americana de Ministros de Cultura.
 
A 1ª edição da Semana aconteceu em 2017, com a adesão de 146 instituições. Neste ano, o número aumentou para 211! A mobilização é nacional: arquivos de todas as regiões brasileiras estarão de portas abertas para a sociedade. O Arquivo Público do Estado do Pará, por exemplo, programou exposições de documentos históricos e visitas guiadas.  Em Porto Alegre (RS), o Arquivo Histórico do Sport Club Internacional realizará sessão comentada de vídeos. O Arquivo Nacional, tanto em sua sede no Rio de Janeiro quanto em sua unidade em Brasília, está com uma vasta programação: lançamento da Revista Acervo, visita à fábrica de papel, palestras, oficinas, mesas-redondas, rodas de conversa e show.
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página