Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Difusão > Arquivo na História > 200 anos da viagem Spix e Martius/Itinerários indígenas
Início do conteúdo da página

200 anos da viagem Spix e Martius/Itinerários indígenas

Escrito por Mirian Lopes Cardia | Publicado: Segunda, 26 de Março de 2018, 10h49 | Última atualização em Quinta, 01 de Março de 2018, 10h46 | Acessos: 855

Nos 200 anos da chegada ao Brasil do naturalista bávaro Carl Friedrich Philipp von Martius (Erlanger, Alemanha, 1794 – Munique, Alemanha, 1868) e do zoólogo Johann Baptist von Spix o Arquivo Nacional participa das celebrações apresentando ampliações de pranchas do Álbum Viagem ao Brasil na mostra Itinerários Indígenas.

Os dois naturalistas chegaram ao Brasil com a Missão Austríaca que acompanhou a imperatriz Leopoldina que desembarcou no Rio de Janeiro em 1817 para se casar com o príncipe d. Pedro. A expedição percorreu diversas regiões da América portuguesa, iniciando pelo Rio de Janeiro, seguindo para Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão e Belém, subindo o rio Amazonas por três anos. Daí resultou uma coleção de 20.000 exsicatas, com cerca de 6.500 espécies de plantas, diversos espécimes zoológicos e uma expressiva reunião de artefatos indígenas.

Martius filiava-se à vertente humboldtiana e circulou no meio intelectual de homens como o filósofo e escritor Johann Wolfgang Von Goethe. Destaca-se em sua produção a obra Flora Brasiliensis de que foi o primeiro editor e que envolveu diversos governos inclusive o do Brasil e uma série de naturalistas em uma empreitada somente concluída em 1906. Outras pranchas da Reise in Brasilien, bem como da Flora Brasiliensis foram reproduzidas em exposições do Arquivo Nacional, como a exposição Brasil: Império nos trópicos e Nação Brasílica: 180 anos da Independência.

Legenda da imagem: Trinkfest der coroados. Karl Friedrich Philipp Von Martius, Johann Baptist Von Spix. Reise in Brasilien auf Befehl Sr. Majestat Maximilian Joseph I Königs von Bairen in den Jahren
1817 bis 1820 gemacht und beschrieben. Munchen: Gedruckt bei M. Lindauer, 1823-1831

Arquivo: Album 86_pl_010
Notação: Álbum 86, prancha 10

ASCOM-Assessoria de Comunicação Social

Visite nossas redes sociais:
Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/c/ArquivoNacionalBrasil
MixCloud - https://www.mixcloud.com/ArquivoNacionalBrasil/
Flickr - https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/

Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse: 
http://www.arquivonacional.gov.br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página