Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Série Getúlio Vargas: Crise e Suicídio

O fator militar

Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2017, 16h47 | Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2017, 12h32 | Acessos: 196
Postagem 3 de 7

10 a 12 de agosto: Cada vez mais intensificam-se os contatos entre os militares do Exército, Marinha e Aeronáutica para debater a crise que se instalara. Inicialmente há dissenso e discussão entre os militares a favor e os contra Vargas. Aos poucos, a situação vai se definindo, como veremos pelos acontecimentos ao longo dos dias subsequentes.

10 de agosto: A partir desse dia os militares intensificam sua participação na crise que, até agora, havia tido a oposição parlamentar e a imprensa como os principais grupos de pressão. Os chefes militares, reunidos, debatem em torno da retirada do apoio a Getúlio Vargas, para forçar sua renúncia. Nesse momento ainda não há uma decisão unânime. Há discordâncias entre os militares.

11 de agosto: Missa de sétimo dia do Major Vaz. Vários pedidos de renúncia por parte de opositores. Chefes militares da Aeronáutica, Marinha e Exército se reúnem e decidem se manter coesos e tomarem decisão em conjunto sobre crise política, a fim de evitar possíveis divisões no meio militar.

12 de agosto: A "Republica do Galeão". É aberto inquérito policial militar para apurar a morte de Vaz. Interrogatórios e depoimentos ocorrem na Base Militar do Galeão, daí a razão de tal nomenclatura.


Correio da Manhã. Vargas, nos anos 1930. Se ele obteve apoio militar em 1930 e 1937, o mesmo não se pode dizer de 1945 e 1954. A pressão das Forças Armadas foi um fato importante nos desdobramentos daquele mês de agosto, há 63 anos.

 

Correio da Manhã. Vargas, nos anos 1930. Se ele obteve apoio militar em 1930 e 1937, o mesmo não se pode dizer de 1945 e 1954.
A pressão das Forças Armadas foi um fato importante nos desdobramentos daquele mês de agosto, há 63 anos.

 

 


ASCOM-Assessoria de Comunicação Social

Visite nossas redes sociais:
Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCcB7XUfJLfmtXx5KRKWAwCg
SoundCloud - https://soundcloud.com/arquivo-nacional
Flickr - https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/

Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse: 
http://www.arquivonacional.gov.br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html

registrado em:
Fim do conteúdo da página