Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Consulta ao Acervo > Acervos Interditados
Início do conteúdo da página

Interdição temporária de acervo

Escrito por Mirian Lopes Cardia | Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2016, 08h12 | Última atualização em Quarta, 19 de Junho de 2019, 18h53 | Acessos: 28899

 

O Arquivo Nacional, imbuído da missão de preservar a memória brasileira através dos documentos de arquivo, desenvolve projetos de organização e processamento técnico do acervo que buscam aperfeiçoar suas condições de guarda e conservação. E com tais ações democratiza o acesso da população às informações públicas registradas nos documentos custodiados pela Instituição.


Em junho de 2018, iniciamos a etapa de reformatação dos documentos textuais do Fundo Federação Brasileira pelo Progresso Feminino – FBPF (Q0) e a subseção Estrutura e Organização, da seção Administração, foi interditada. A partir de 11/02/2019, pelo mesmo motivo, precisaremos, também, interditar temporariamente o acesso à subseção Eventos, da seção Administração.


A liberação para acesso aos documentos será feita gradualmente e a comunicação aos usuários imediata, via portal do Arquivo Nacional.


1 - Com o patrocínio do BNDES e o apoio da Associação Cultural do Arquivo Nacional (ACAN), já foram iniciados os trabalhos de tratamento técnico dos seguintes conjuntos documentais:
- Serviço de Censura de Diversões Públicas - RJ (TN) : série letras musicais (LMU): conclusão da digitalização em junho de 2018;
- Série Fotografia do fundo Agência Nacional - RJ. A série ficará interditada até maio de 2017;
- Departamento de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras - DPMAF (OL) - série Relações de Passageiros por Fronteira (RPF)  estará fechada para processamento técnico até dezembro de 2019.

Os conjuntos documentais interditados serão liberados à consulta, gradualmente, conforme a conclusão das etapas de processamento e reformatação. No caso de antecipação do cronograma das atividades, a comunicação aos usuários será imediata.

 

2 - Acervo Tratado em parceria com a FamilySearch:

Processamento técnico e reformatação dos Livros Talões de Nascimentos, Casamentos e Óbitos das Circunscrições do Rio de Janeiro, período de 1940 a 1961.

- Livros Talões de Nascimentos, Casamento e Óbitos das Pretorias Cíveis do Rio de Janeiro - confira aqui os documentos já disponíveis para acesso.

- Livros Talões de Nascimento, Casamento e Óbito das Circunscrições de Registro Civil de Pessoas Naturais do Rio de Janeiro - confira aqui os documentos já disponíveis para acesso.

 

3 - Fundo "Fazenda Nacional Santa Cruz" :
Livros de Registro (LRE)

 

4 - Federação Brasileira pelo Progresso Feminino FBPF (Q0) :

Seção Administração, subseção Estrutura e Organização

 

A liberação para acesso aos documentos será feita gradualmente e a comunicação aos usuários imediata, via portal do Arquivo Nacional.

 

5 - Negócios de Portugal (59):

Comunicado aos Usuários - O acesso ao acervo estará suspenso até 30/07/2019. Destacamos que o conjunto de códices, descritos no Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN), continua disponível para o acesso. Consulte aqui 

 

6 - Depósitos F510 e F511:

Comunicado aos Usuários - O acesso ao acervo estará interditado temporariamente até 30/06/2019. Consulte aqui lista de fundos.

 

7-  Fundo Conselho de Desenvolvimento:

-Comunicado aos Usuários -  As atividades de processamento se estenderão até 31 de março de 2020. Devido a isso, o acesso ao acervo segue suspenso.

 

Fonte: Coordenação de Documentos Escritos - Codes.

 

Publicado pela: 

ASCOM-Assessoria de Comunicação Social

Visite nossas redes sociais:
Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/c/ArquivoNacionalBrasil
MixCloud - https://www.mixcloud.com/ArquivoNacionalBrasil/
Flickr - https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/

Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse: 
http://www.arquivonacional.gov.br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página