Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Registros sonoros do Ibase estão disponíveis para acesso no SIAN

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quarta, 01 de Julho de 2020, 11h43 | Última atualização em Quarta, 01 de Julho de 2020, 20h55 | Acessos: 696

Visando a democratização da informação, o Instituto  Brasileiro  de  Análises  Sociais  e  Econômicas  - Ibase concebeu, na década de 1990, o Centro Radiofônico de Informação Alternativa – CRIA. O centro era responsável pela produção de programas de rádio e um deles já se encontra disponível para consulta na base de dados SIAN do Arquivo Nacional. Trata-se da série de programas “Tá na Onda”, que estão disponíveis com o código de referência BR RJANRIO HA.0.DSO, PTO .

São 22 programas, todos de 1996, gravados no auditório da Rádio MEC, que registram debates sobre temas de interesse dos jovens naquele período e ainda hoje, como o problema das drogas, fome, meio ambiente, mercado de trabalho, racismo, educação etc. Dos 22 programas, 12 já estão disponíveis para acesso on-line no SIAN.

O Ibase, tem uma história institucional muito ligada à democratização do Brasil, em particular às lutas que permeiam a emergência da cidadania e a constituição da diversificada sociedade civil brasileira das três últimas décadas. Os grandes movimentos e campanhas cívicas deste período foram também compromissos do Ibase e, por isto, foram momentos históricos de adaptação da sua agenda e das formas de atuação.

Fonte: Coordenação-geral de Processamento Técnico e Preservação do Acervo - COPRA.

Foto de capa: Família ouvindo rádio, dezembro de 1942. Arquivo Nacional. Fundo Agência Nacional. BR_RJANRIO_EH_0_FOT_EVE_02745_009.


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página