Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Lançamento das publicações vencedoras do Prêmio Maria Odila

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Sexta, 26 de Junho de 2020, 18h37 | Última atualização em Sexta, 26 de Junho de 2020, 19h08 | Acessos: 636

O Arquivo Nacional disponibiliza gratuitamente, em formato digital, as publicações dos trabalhos contempladas pelo Prêmio Nacional de Arquivologia - Maria Odila Fonseca de 2017.
Na categoria Monografia de Graduação, a vencedora foi Karina Xavier Holstein, bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o título Uma análise dos concursos públicos para arquivista no Brasil. Na categoria Dissertação de Mestrado,  Cássio Murilo Alves Costa Filho, mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), venceu com a obra O ciclo vital dos documentos ante o Pós-Custodialismo: o modelo australiano records continuum como instrumento de elucidação.

O prêmio Maria Odila Fonseca tem por objetivo apoiar o desenvolvimento da área de Arquivologia no país. A iniciativa do Arquivo Nacional retoma o prêmio criado pela antiga Associação dos Arquivistas Brasileiros, cujo acervo e direitos foram doados à instituição e homenageia Maria Odila Fonseca (1953-2007), renomada professora de Arquivologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e servidora do Arquivo Nacional. O Prêmio se divide em três categorias: melhor trabalho de conclusão de curso de graduação, melhor dissertação de mestrado e melhor tese de doutorado.


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página