Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

18 de maio: Dia Internacional dos Museus

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Segunda, 18 de Mai de 2020, 13h08 | Última atualização em Terça, 19 de Mai de 2020, 17h19 | Acessos: 376

Em 18 de maio é comemorado o Dia Internacional dos Museus. A data foi criada pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), em 1977, com o objetivo de promover os museus enquanto importante meio para o desenvolvimento de compreensão mútua, cooperação e paz entre os povos.

Desde a criação da data, os museus realizam eventos e atividades relacionadas ao tema de cada ano, estreitam laços com seus públicos e destacam a importância dos museus como instituições a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.

Na celebração de 2020 no Brasil, a Semana Nacional de Museus ocorre, de forma virtual, entre 18 e 25 de maio, com o tema “Museus para igualdade: diversidade e inclusão, em meio ao pico da pandemia da COVID-19 no Brasil.” Leia a Carta Aberta à Comunidade Museal Brasileira no Dia Internacional de Museus 2020: www.icom.org.br.

O acervo do Arquivo Nacional contém documentação que registra um pouco da história de museus de diferentes partes do nosso país. Uma parte desses documentos pode ser acessada na pasta “Museus” no Flickr do Arquivo Nacional e na playlist de mesmo nome no canal da instituição no YouTube.
Flickr
YouTube

Para uma pesquisa mais aprofundada, acesse o Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN), no endereço sian.an.gov.br. Leia os tutoriais de pesquisa:
Pesquisa Multinível
Pesquisa Simples

Na imagem, fachada do Museu Nacional, criado em 1818 como Museu Real. Foto de junho de 1957. Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã. BR_RJANRIO_PH_0_FOT_01473_004.


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página