Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Inscreva sua instituição na 4ª SNA até o dia 27 de maio

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quinta, 21 de Mai de 2020, 12h18 | Última atualização em Quinta, 21 de Mai de 2020, 17h29 | Acessos: 2591

Estão abertas até o dia 27 de maio as inscrições para eventos na 4ª Semana Nacional de Arquivos - SNA, com tema "Empoderando a sociedade do conhecimento", que será realizada entre os dias 8 a 14 de junho de 2020. Em atendimento às orientações das autoridades de saúde para adoção de medidas de prevenção do Coronavírus (Covid-19), a programação desse ano da Semana Nacional de Arquivos será apenas virtual.

Para inscrever sua instituição na 4ª SNA, você deverá inserir no formulário as informações sobre sua instituição (nome, endereço, telefone, e-mail, site); o responsável pela inscrição (nome e e-mail); os eventos virtuais que serão realizados (tipo de evento, breve descrição, dia e horário).

Pode ser inscrito mais de um evento e a programação fica a critério da entidade. Exemplos: exposição virtual, palestra, conferência, live, bate-papo, divulgação de artigo ou texto sobre o tema da 4ª Semana Nacional de Arquivos (Empoderando a sociedade do conhecimento), exibição de vídeos e outros documentos do acervo.

Confira aqui a Programação Parcial da 4ª SNA.

Sobre a Semana Nacional de Arquivos:

O que é?

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. Seu objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos.

Onde acontece?

Ela acontece em instituições de todo o país – que planejaram eventos especiais para a Semana, tais como arquivos, entidades detentoras de acervos, centros de memórias e outras instituições culturais. A programação completa estará disponível em junho no site http://semanadearquivos.arquivonacional.gov.br/ e demais canais institucionais.

Quando ocorre?

Em 2020, sua 4ª edição da Semana Nacional de Arquivos será de 8 a 14 de junho.

Por que essa data?

A data se refere à semana em que se comemora o Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho) e ocorre a Semana Internacional dos Arquivos 2020, ambos estabelecidos pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA).

O que é o Dia Internacional dos Arquivos?

É uma data em homenagem aos arquivos, fazendo parte de um calendário internacional. A cada ano, o ICA lança um tema diferente para inspirar os eventos. O deste ano é “Empoderando a sociedade do conhecimento”.

Semana Internacional de Arquivos/ #IAW2020 – O ICA realiza, de 8 a 14 de junho, a mobilização de arquivos em âmbito internacional. Saiba mais: https://www.ica.org/en/international-archives-week-8-14-june-2020.

Que tipos de eventos são realizados?

Nessa edição a programação será apenas virtual, nas plataformas das instituições participantes. Os eventos ficam a critério de cada entidade. Exemplos: exposição virtual, palestra, conferência, live, bate-papo, divulgação de artigo ou texto sobre o tema da 4ª Semana Nacional de Arquivos (Empoderando a sociedade do conhecimento), exibição de vídeos e outros documentos do acervo.

Quem pode participar?

Podem participar arquivos, entidades detentoras de acervos, centros de memórias e outras instituições culturais. Para isso, é necessário inscrever a instituição e seus eventos virtuais.

 

Quem organiza a Semana?

Os responsáveis pela ação são o Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa.

O Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa oferecem algum apoio para as instituições participantes?

Além de realizarem seus próprios eventos durante a Semana Nacional de Arquivos, o Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa realizam a mobilização das instituições para se engajarem na iniciativa e auxiliam na divulgação da ação, como elaboração de material gráfico de promoção e disponibilização da programação nacional completa.

Qual a importância da Semana Nacional de Arquivos?

São inúmeros os benefícios para a sociedade e para os arquivos. Ela aproxima os arquivos da sociedade, atuando como um instrumento facilitador do acesso à informação, de modo a apoiar o cidadão na defesa de seus direitos e a incentivar a produção de conhecimento científico e cultural – uma das funções dos arquivos. Ademais, a Semana enfatiza a potencialidade dos arquivos como equipamentos culturais, aumenta sua visibilidade, divulga os valiosos trabalhos desenvolvidos nesses espaços, entre outros. E o mais importante: quando nos unimos em prol de uma meta em comum, mais robusta se torna nossa voz e mais longe podemos ir!

Cronograma:

Inscrição de instituições: 07 a 27 de maio de 2020

Realização da 4ª Semana Nacional de Arquivos: 8 a 14 de junho de 2020

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página