Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional na plataforma Wikicommons

Escrito por Luiz Salgado Neto | Publicado: Sexta, 20 de Março de 2020, 13h11 | Última atualização em Sexta, 20 de Março de 2020, 13h14 | Acessos: 263

Você sabia que o Arquivo Nacional disponibiliza parte de seu acervo para ser pesquisado on-line na Wikicommons?

São 10.355 itens digitalizados até o momento, que permitem ao usuário ter acesso a documentos como a Constituição do Brasil, de 1924, a Lei Áurea, de 1888 e a lista de passageiros do Kasato Maru, que deu início à imigração japonesa no Brasil, em 1908. Também são disponibilizados fotografias, gravuras e mapas, que dão uma boa dimensão das possibilidades de pesquisa no acervo do Arquivo Nacional.

Além do Arquivo Nacional do Brasil, muitas instituições no exterior como o Museo Picasso, Espanha, o British Museum, Inglaterra, e o National Archives and Records Administration, Arquivo Nacional dos Estados Unidos, além de instituições brasileiras como o Museu da Imigração do Estado de São Paulo e o Museu Paulista (Museu do Ipiranga), da Universidade de São Paulo, fazem parte desta iniciativa que visa disponibilizar documentos de seus acervos na plataforma livre Wikimedia Commons, o repositório de mídia da enciclopédia eletrônica Wikipédia. Para a disponibilização do acervo, o Arquivo Nacional  possui uma parceria com o Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil.

A iniciativa Wikimedia faz parte de um movimento global de abertura de acervos que recebe o nome de GLAM (da sigla em inglês para “galerias, bibliotecas, arquivos e museus”) que pretende estimular a difusão de conteúdos de relevância educacional com licenças livres e a construção de recursos educacionais abertos, especialmente a Wikipédia, um dos sites mais acessados do mundo.

Clique aqui e veja a galeria do Arquivo Nacional no Wikicommons.


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página