Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

6 de março - Open Data Day no Arquivo Nacional

Publicado por José Márcio Batista Rangel | Publicado: Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 16h37 | Última atualização em Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 12h37 | Acessos: 927

 

Celebração internacional dos dados abertos


O Open Data Day é uma comemoração anual sobre dados abertos realizada em diversas instituições no mundo. Pela décima vez, grupos de todo o mundo criarão eventos locais para celebrar e debater a importância de acessar, utilizar, modificar e compartilhar dados para qualquer finalidade. É uma oportunidade de mostrar os benefícios dos dados abertos e incentivar a adoção de políticas de dados abertos em governos, em empresas e na sociedade civil.

Neste ano, a comemoração acontecerá, também, no Arquivo Nacional. Veja a programação:

10h - Abertura
Neide De Sordi (Diretora-Geral do Arquivo Nacional) e Vanessa Jorge (Fundação Oswaldo Cruz/ Open Government Partnership)

10h15 - Conhecendo o Open Data Day
Augusto Herrmann (Ministério da Economia)
Ementa: O Open Data Day, ou dia dos dados abertos, é celebrado anualmente em março, em diversos eventos descentralizados ao redor do mundo. O que se faz em um Open Data Day? Por que ele é importante? O que se constrói durante o evento? Essa introdução ao tema explora essas e outras perguntas de quem quer conhecer e participar desse movimento.
Augusto Herrmann trouxe a temática dos dados abertos para o governo federal em 2010, na qual atuou durante 8 anos, desde a fundação da política pública, passando pela criação colaborativa do portal dados.gov.br e pela concepção do modelo de planos de dados abertos, até a capacitação de servidores públicos para o seu desenvolvimento. Desde 2009 participa e contribui com diversos projetos da comunidade relacionados a dados abertos, incluindo o CKAN e o Open Data Day. Augusto é mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Infomação pela Universidade Católica de Brasília e bacharel em Matemática Computacional pela Universidade Federal de Minas Gerais.

11h - Política de Dados Abertos do Governo Federal
Otávio Moreira de Castro Neves (Controladoria-Geral da União)
Ementa: Em 2019, a Controladoria-Geral da União assumiu a Política Nacional de Dados Abertos. A palestra irá abranger as perspectivas e expectativas do órgão para o futuro da Política.
Otávio Neves está atualmente no cargo de Diretor de Transparência e Controle Social na CGU, área responsável pelo monitoramento e implementação da LAI no Governo Federal, pelo Portal da Transparência, pela Política de Governo Aberto e, desde 2019, pela Política de Dados Abertos. Atuou por uma década no setor privado antes de iniciar a carreira pública em 2008. É especialista em Estratégia pela Fundação Getúlio Vargas e Publicitário de formação. Foi um dos vencedores do Prêmio Espírito Público 2019, categoria Governo Digital.

14h30 - Gestão de dados de pesquisa e o papel do Arquivo Nacional
Luana Sales (Arquivo Nacional)
Ementa: A palestra versa sobre a importância da gestão de dados de pesquisa para uma abertura eficiente. Conceitua gestão de dados, dados de pesquisa e abertura de dados e finaliza como uma tentativa de debate e prospecção sobre o papel do Arquivo Nacional neste cenário.
Luana Sales é doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação do IBICT/UFRJ (2011-2014), mestre em Ciência da Informação pelo convênio UFF/IBICT (2004-2006) e graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Atualmente exerce o cargo de Coordenadora-Geral de Acesso e Difusão de Acervos do Arquivo Nacional. É docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT-UFRJ e Coordenadora da Rede de Implementação do GO FAIR Brasil.

15h30 - Oficina Princípios FAIR: conceitos e aplicações - INSCRIÇÕES ENCERRADAS PARA ESTA OFICINA
Patricia Henning (UNIRIO)
Ementa: Introdução aos dados de pesquisa e a importância da gestão dos dados; metadados e os princípios FAIR; iniciativa GOFAIR e outras que implementam os princípios FAIR; e o exemplo holandês de implementação dos princípios FAIR.
Patricia Henning é doutora em Ciências pelo ICICT/Fiocruz, mestre em Ciência da Informação pelo IBICT e graduada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Atualmente é professora do programa de mestrado profissional em Biblioteconomia da UNIRIO e professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar (PPGSTEH) da UNIRIO.

17h30 - Lançamento do livro "Tópicos sobre dados abertos para editores científicos"
Participação de Michelli Costa (Universidade de Brasília)
O livro é organizado por Milton Shintaku, Luana Farias Sales e Michelli Costa e conta com artigos de 34 autores. Ele resulta dos esforços empreendidos pela Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec Brasil) e parceiros, na intenção de melhor compreender a dinâmica da Ciência Aberta e suas implicações sobre o cenário editorial científico nacional. Entre os temas desenvolvidos, estão: data papers e as novas possibilidades de editoração científica; gestão e abertura de dados em uma variedade de contextos; o papel dos repositórios de dados; web de dados, web semântica e linked data na Ciência Aberta; propriedade intelectual e direito autoral para dados de pesquisa; a interface entre dados abertos e o processo de indexação; princípios FAIR na Ciência Aberta; políticas editoriais e de Ciência Aberta; entre outros tópicos atuais e de interesse da comunidade editorial científica.


INSCREVA-SE AQUI (as vagas para a Oficina Princípios FAIR já foram preenchidas, mas ainda há vagas para o restante da programação)

Entrada franca e emissão de certificado para os presentes.

Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Local: Praça da República, 173 (auditório da sede). Centro, Rio de Janeiro/RJ.

Também haverá transmissão ao vivo pela página do AN no Facebook.


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página