Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Museu Nacional e Arquivo Nacional inauguram exposição "Os Primeiros Brasileiros"

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2019, 12h52 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2019, 19h31 | Acessos: 76

 

Exposição retrata os diferentes olhares sobre os indígenas no Brasil 

O Museu Nacional/UFRJ e o Arquivo Nacional/MJSP inauguram, no dia 2 de outubro, quarta-feira, às 18h, a exposição Os Primeiros Brasileiros. A mostra itinerante, com concepção e curadoria do antropólogo João Pacheco, que percorreu diversas capitais e foi exibida no exterior, ficará em cartaz na sede do Arquivo Nacional, no Centro do Rio de Janeiro, do dia 3 de outubro até final de abril de 2020. Os Primeiros Brasileiros já foi visitada por 250 mil pessoas e é integrada por fotografias, músicas e filmes que expressam a rica cultura produzida por dezenas de povos que vivem na região Nordeste. A entrada é gratuita!
A exposição reúne peças do acervo que não foram atingidas pelo incêndio porque, em setembro de 2018, estavam em uma mostra no Distrito Federal. Como instituição parceira do Museu Nacional, o Arquivo Nacional está atuando em uma série de ações que envolvem, além da exposição “Os Primeiros Brasileiros”, a guarda de acervo, doação de mobiliário e auxílio técnico para a instituição.

“O público tem a oportunidade de conhecer detalhes sobre a importância política, econômica e cultural dos povos indígenas em diferentes momentos da história brasileira. São imagens e informações de natureza histórica e etnográfica que favorecem a crítica a antigos preconceitos e propiciam o despertar de novas questões e formas de abordagem. O conceito da exposição permite uma identificação positiva com aquelas coletividades e um melhor entendimento de práticas, valores e utopias”, explica João Pacheco.

A exposição ocupa dois espaços da sede do Arquivo Nacional: a idealização nacional (a história que pode ser lida nos livros e documentos) e o mundo indígena (lutas e desafios), foi concebida a partir de 13 anos de trabalho de João Pacheco, em parceria com pesquisadores do Museu Nacional/UFRJ e da Fundação Joaquim Nabuco (Pernambuco). É importante registrar que as participações de lideranças indígenas, representadas pela APOINME/Articulação dos Povos de Comunidades Indígenas do Nordeste, Espírito Santo e Minas Gerais, foram decisivas em todo o processo.

Com 40 painéis e 70 peças etnográficas, e um vídeo documentário, Primeiros Brasileiros retrata, de forma sintética, registros de memórias sobre a cultura indígena, unindo o passado ao presente.

Na primeira sala, no salão nobre, por onde a exposição começa, as peças apresentam a visão da sociedade sobre os indígenas e destaca como o olhar romantizado deixa de lado a verdadeira história dessas pessoas que, de forma impositiva, foram escravizados e perderam língua e cultura. O público poderá observar painéis com imagens de quadros famosos, como por exemplo, A Primeira Missa no Brasil e O Último Tamoio, em que os indígenas são retratados apenas como partes da paisagem tropical ou com povos em extinção

Já na segunda sala, localizada no térreo, o público é convidado a ver os indígenas como agentes e protagonistas de sua história. São apresentadas cenas de seu cotidiano passado, que permite que sejam compreendidos como povos bonitos, altivos e ricos, não como uma população pobre, sem governo e cultura. Em sua contemporaneidade, estes povos articulam intimamente as suas formas culturais com as suas lutas atuais por direitos e reconhecimento.

Serviço

Os Primeiros Brasileiros

Data: 03 de outubro até final de abril de 2020

Local: Sede do Arquivo Nacional - Praça da República, 173 - Centro

Horário: Segunda a sexta, das 9h às 18h

Entrada: Gratuita

Informações: (21) 2179-1349

Apoio: Arquivo Nacional

Mais informações

Trevo Soluções em Comunicação – Assessoria de Comunicação do Museu Nacional

Tel.: 21.2544-6203/ 11.3090-2842

Márcio Martins (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Thâmily Alves (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

www.trevocomunicativa.com.br

Assessoria do Arquivo Nacional

Tel.: 21.2179-1349

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página