Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ministério da Justiça auxilia AN em ações de TI

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2019, 14h06 | Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 16h18 | Acessos: 420

No período de 16 a 17 de setembro, o coordenador da Coordenação de Tecnologia da Informação (Cotin) do Arquivo Nacional, Maximiliano de Faria, participou de reuniões com a Direção de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Em pauta, diversas ações no intuito de integrar e estreitar as relações na execução de projetos de Tecnologia da Informação (TI), como o desenvolvimento de sistemas que auxiliam as atividades do órgão.

Atualmente, o setor de TI do Arquivo Nacional tem autonomia no planejamento e execução de seus projetos, mas essa liberdade, apesar de vantajosa, muitas vezes dificulta a implementação de ações maiores, que necessitam de mais recursos. “No momento atual de contenção de verbas, necessitamos de um planejamento centralizado, e a DTIC, no que diz respeito à tecnologia nos órgãos ligados ao ministério, lidera a iniciativa”, afirma Maximiliano de Faria. Ele esteve em Brasília, acompanhado dos técnicos Thiago Luna e Bruno Tavares, para discutir a utilização da fábrica de software da DTIC na construção de dois sistemas estratégicos para o Arquivo Nacional: um sistema informatizado para apoiar o funcionamento do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (Siga), do Poder Executivo Federal; e um novo Sistema de Informações do AN (Sian), para substituir o atual, que dá acesso a informações sobre o acervo e a cópias digitalizadas de documentos sob a guarda do órgão. 

Em encontro com o setor de Governança da DTIC, ficou deliberado que a Cotin fará parte do Comitê de TI do MJSP e, assim, poderá incluir o planejamento da área no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério. Além disso, em reunião com o Setor de Infraestrutura e Sistemas, foi acordado o empenho da DTIC em atender, ainda em 2019, a demandas de compras conjuntas de licenças de software e equipamentos para uso pelas equipes de trabalho do AN.

Por fim, a Cotin esteve com os responsáveis pela implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no Ministério, o que possibilitou uma maior aproximação entre as equipes que cuidam do software, disponibilizado pelo Governo Federal para a gestão de processos e documentos digitais. Foi, também, uma oportunidade para a troca de informações sobre os novos módulos do SEI, como o módulo de arquivamento, importante funcionalidade para saída do Sistema, segundo os padrões arquivísticos de gestão de documentos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página