Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional sedia reunião sobre acervos privados dos Presidentes da República

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 12h48 | Última atualização em Quarta, 18 de Setembro de 2019, 13h38 | Acessos: 232

Nesta terça-feira, 17 de setembro, o Arquivo Nacional (AN) sediou a Reunião Ordinária da Comissão Memória dos Presidentes da República, que tem por objetivo coordenar medidas promovidas por entidades públicas e privadas para a preservação, conservação e acesso aos acervos documentais privados presidenciais.

O encontro teve a participação da diretora-geral do Arquivo Nacional, Neide de Sordi, de representantes do AN, da Presidência da República, da Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania, da Fundação Biblioteca Nacional, do Museu da República e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, além de especialistas em tratamento de acervos, designados por decreto presidencial.
Na ocasião, discutiram-se possíveis metodologias de trabalho para o processamento e acesso a documentos acumulados por ex-presidentes da República, mantidos em instituições de guarda públicas e privadas, ou por familiares e descendentes.
Ao final, técnicos do AN apresentaram um novo portal, ainda em fase de testes, desenvolvido para registrar dados relativos às massas documentais relativas às trajetórias dos presidentes brasileiros: o Centro de Informação de Acervos de Presidentes da República. A nova base, desenvolvida na solução Atom, substituirá a atual página http://www.an.gov.br/crapp_site/default.asp, que já constitui uma considerável fonte de pesquisa sobre esses conjuntos.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página