Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
acervos dos presidentes da República

Técnicos do Arquivo Nacional participam da "Comissão Memória dos Presidentes"

Escrito por Mirian Lopes Cardia | Publicado: Segunda, 12 de Março de 2018, 10h10 | Última atualização em Segunda, 12 de Março de 2018, 14h26 | Acessos: 647
 
Para garantir a preservação e o acesso aos acervos presidenciais, o Arquivo Nacional, junto a outras entidades, integra o Sistema dos Acervos Documentais Privados dos Presidentes da República.

São também integrantes o Museu da República, a Fundação Biblioteca Nacional, o IPHAN e o Departamento de Documentação Histórica do Gabinete Pessoal do Presidente da República. Outras entidades públicas e pessoas físicas ou jurídicas de direito privado que detenham ou tratem de acervos documentais presidenciais também podem fazer parte do Sistema, mediante acordo.

Atualmente, duas servidoras da Coordenação de Documentos Escritos do Arquivo Nacional foram designadas para integrar a "Subcomissão de unificação da base de dados da Biblioteca Nacional e do Arquivo Nacional", conforme Portaria nº 1, de 26 de janeiro de 2018, da Secretaria Executiva da Comissão Memória dos Presidentes da República.

Legislação

A Lei nº 8.394, de 30 de dezembro de 1991, estabelece o "Sistema dos Acervos Documentais Privados dos Presidentes da República". Nesse sistema, entidades públicas e privadas, coordenadas entre si, atuam visando à preservação e ao acesso dos acervos dos presidentes da República. A coordenação do Sistema cabe à "Comissão de Memória dos Presidentes".

Acesse o Centro de Informação de Acervos dos Presidentes da República  
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página