Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Mulheres na História - Eulália Maria Lahmeyer Lobo

Escrito por Mirian Lopes Cardia | Publicado: Quinta, 08 de Março de 2018, 04h44 | Última atualização em Sexta, 02 de Março de 2018, 15h22 | Acessos: 1051

A Série Mulheres na História apresenta outra personalidade feminina cujo acervo encontra-se no Arquivo Nacional,  personagem referencial em épocas e áreas de conhecimento diversas. Hoje, apresentamos a trajetória de Eulália Maria Lahmeyer Lobo.

Dos 305 conjuntos documentais privados guardados pelo Arquivo Nacional, apenas 26 são de mulheres, sintoma da falta de representatividade feminina em espaços de poder. São documentos produzidos desde o século XVII aos dias atuais, doados por personalidades brasileiras, como políticos, artistas e intelectuais, ou ainda por instituições, como forma de preservar a memória nacional.

Foto colorida em close da professora EuláliaEulália Maria Lahmeyer Lobo (1924-2011): primeira mulher a doutorar-se em história no Brasil. Cursou a Faculdade Nacional de Filosofia (UFRJ). Lecionou no ensino médio, foi professora universitária no Brasil e no exterior.

Dedicou-se aos estudos sobre política e administração e à história econômica, e escreveu diversos livros. Quando o fomento à pesquisa ainda era incipiente no Brasil, Eulália Lobo coordenava equipes de pesquisa sobre a economia do Rio de Janeiro, formada por alunos bolsistas no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. Foi pioneira na historiografia brasileira produzindo obras importantíssimas sobre a História da América Latina. Sua fama tornou-se internacional, sendo convidada para ser professora visitante nos Estados Unidos e na Itália. Durante a ditadura, foi expulsa da universidade e presa.

Professora emérita da UFRJ e da UFF, sua trajetória é emblemática para a comunidade brasileira de historiadores. Publicou mais de cem títulos sob a forma de livros, artigos e monografias em revistas especializadas no Brasil e em vários países.

 

foto de Carmen da Matta, publicada em
revista da Uerj

 

 

ASCOM-Assessoria de Comunicação Social

Visite nossas redes sociais:
Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/c/ArquivoNacionalBrasil
MixCloud - https://www.mixcloud.com/ArquivoNacionalBrasil/
Flickr - https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/

Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse: 
http://www.arquivonacional.gov.br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html

registrado em:
Fim do conteúdo da página