Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Série SIGA: Digitalizar não é sinônimo de eliminar

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2019, 13h50 | Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2019, 13h50 | Acessos: 320

O Arquivo Nacional é o órgão central do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – Siga, da Administração Pública Federal (APF), que possui a finalidade de garantir ao cidadão e aos órgãos e entidades desta administração o acesso aos documentos arquivísticos e às informações neles contidas, resguardados os aspectos de sigilo e as restrições administrativas ou legais.

É dever do poder público a gestão e a proteção especial aos documentos arquivísticos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação.

O Portal do Arquivo Nacional com o intuito de levar ao seu público leitor um pouco mais de conhecimento a respeito sobre o universo da gestão de documentos, realiza semanalmente a Série Siga, com postagens elaboradas em parceria com a coordenação do Sistema.

O tema de hoje é: "Digitalização não é sinônimo de eliminação".

A avaliação documental é a atividade que trata da eliminação de documentos. A digitalização é uma atividade que visa dar acesso e/ou preservar o documento original.

Um documento arquivístico original não pode ser eliminado assim que passa pela digitalização. Para que a eliminação seja possível é necessário seguir normativas legais apontadas a partir de um Programa de Gestão de Documentos.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página