Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Acervo do Arquivo Nacional participa de exposição na Caixa Cultural São Paulo.

Escrito por Camila Souza | Publicado: Sexta, 18 de Janeiro de 2019, 12h00 | Última atualização em Sexta, 18 de Janeiro de 2019, 12h06 | Acessos: 318

Itens do acervo do Arquivo Nacional estão presentes na exposição “Navio de Emigrantes” em exibição na Caixa Cultural São Paulo. A mostra, organizada pela artista Leila Danziger, propõe uma experiência expandida que conecta o passado e o presente por meio das memórias da família da artista. Assim, a exposição constrói uma reflexão sobre refugiados, migrações e exílios, com narrativas construídas a partir de documentos da instituição, reportagens jornalísticas e história da arte.

Leila Danziger explica que: “Ao lidar com esses documentos, pesquisados no Arquivo Nacional, desejei simplesmente abri-los, interrogar suas lacunas e espaçamentos, misturar as diferentes listas, lançá-las novamente no presente, numa grande arca de nomes e destinos, que quer abarcar não apenas os que aqui encontraram um porto, mas aqueles, muito mais numerosos, que buscaram inutilmente.”

A primeira série de obras parte das listas de passageiros de quatro navios que chegaram ao porto do Rio de Janeiro entre 1935 e 1939, com refugiados do nazismo. O levantamento dos dados foi feito por causa da família de Leila, já que seu pai e avós são refugiados do regime nazista. Já a segunda parte retrata os refugiados de anos recentes, que procuram fugir do Oriente Médio e da África e tentam atravessar o Mar Mediterrâneo rumo a uma vida nova na Europa.

A exposição “Navio de Emigrantes” fica em cartaz de 15 de janeiro a 31 de março na Caixa Cultural São Paulo e possui entrada gratuita.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página