Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Arquivo Faz Escola especial para o Arquivo em Cartaz - quinta-feira

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 14h46 | Última atualização em Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 14h46 | Acessos: 158
O Arquivo Nacional, por meio da Equipe de Educação, recebeu nesta quinta-feira, 13 de dezembro, os alunos da ONG Ponto de Cultura – aos Pés do Santa Marta e da Fundação Darcy Ribeiro – Casa do Pequeno Jornalista para o segundo dia do Arquivo Faz Escola de dezembro. O grupo assistiu ao documentário “Filhos de João, o Admirável Mundo Novo Baiano”, de Henrique Dantas, que conta a história do grupo musical “Novos Baianos”.  Após a exibição do filme, todos participaram de um bate-papo com o professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador, produtor e crítico de música e cinema, Bernardo Carvalho Oliveira.
 
Bernardo enfatizou a importância de assistir um filme e poder debater sobre ele e falou do enorme prazer em participar de um bate-papo sobre um documentário que tem como tema a música, sua grande paixão: “cresci numa família apaixonada pelo samba. Frequentei rodas de samba desde criança, mas gostava muito de rap e rock. Os Novos Baianos misturava muito esses ritmos. Quando eu descobri os Novos Baianos foi como descobrir uma nova possibilidade da música, não só a do entreter, que dá prazer, mas também a possibilidade de me dar uma noção dos caminhos políticos que o Brasil atravessava na década de 1970. Além disso, eles misturavam músicas ditas brasileiras autenticas, com instrumentos e ritmos que não eram exatamente brasileiros”.
 
O Arquivo Faz Escola deste mês está inserido no programa do Arquivo em Cartaz - Festival Internacional de Cinema de Arquivos, que está acontecendo nesta semana no Arquivo Nacional, tendo como tema os sessenta anos da Bossa Nova. Confira aqui a programação completa da quarta edição do Arquivo em Cartaz.
 
 
Texto e foto: Equipe de Educação em Arquivos do Arquivo Nacional.
registrado em:
Fim do conteúdo da página