Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Arquivo Faz Escola especial para o Arquivo em Cartaz - quarta-feira

Escrito por Camila Souza | Publicado: Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 13h05 | Última atualização em Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 14h46 | Acessos: 193

O Arquivo Nacional, por meio da Equipe de Educação, recebeu nesta quarta-feira, dia 12/12, a professora Carolina Motta e seus alunos da Escola Municipal Calouste Gulbenkian para o primeiro dia da edição de dezembro do Arquivo Faz Escola. Eles assistiram ao documentário “Uma Noite em 67”, de Renato Terra e Ricardo Calil, filme que mostra a final do 3º Festival da Música Popular Brasileira transmitida pela TV Record. Após a exibição do filme, participaram de um bate-papo com o professor de Literatura Brasileira da UFRJ e coordenador do Núcleo de Estudos da Canção, Rafael Barbosa Julião.

Rafael falou com o grupo sobre política, música, memória e arquivo: “os arquivos nos dão a oportunidade de pesquisar os acontecimentos do passado. Na hora que contamos uma história podemos contar do jeito que queremos, pois nós fazemos a edição dos fatos. Quando essa história está registrada e guardada nos arquivos, podemos voltar a ela para olharmos de forma diferente da que foi documentada na época. A memória do arquivo é bonita, pois o que se discute no momento do acontecimento, provavelmente, não será o que se discutirá no futuro. As discussões serão outras e as pessoas irão aos arquivos para procurar essas outras discussões. Tudo é narrativa, tudo é história. Em cada época, olhamos o mesmo fato de forma diferente”.  

O Arquivo Faz Escola deste mês está inserido no programa do Arquivo em Cartaz - Festival Internacional de Cinema de Arquivos, que está acontecendo nesta semana no Arquivo Nacional, tendo como tema os sessenta anos da Bossa Nova.

Confira aqui a programação completa da quarta edição do Arquivo em Cartaz.

Fonte: Texto e fotos Edarq    

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página