Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional assina Termo de Cooperação Técnica para o uso do SEI

Escrito por Camila Souza | Publicado: Sexta, 05 de Outubro de 2018, 16h22 | Última atualização em Segunda, 08 de Outubro de 2018, 12h57 | Acessos: 657

No dia 5 de outubro, em cerimônia no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a Diretora-Geral do Arquivo Nacional, Carolina Chaves, assinou o termo de cooperação técnica com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Também assinaram o documento para usar o programa o vice-almirante Wilson Pereira de Lima Filho, presidente do Tribunal Marítimo e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Milton Fernandes. A ferramenta foi desenvolvida para gerenciar informações institucionais internas de forma rápida e clara, substituindo os procedimentos físicos.

Para a diretora Carolina Chaves, o dispositivo chega ao Arquivo Nacional em um momento crucial para a preservação da memória e da cultura no Brasil. Ela ainda ressalta: “O Arquivo Nacional considera estratégica essa adesão ao SEI. Isso vai agilizar os nossos contatos com outras unidades do Ministério da Justiça e com o próprio Ministério e tornar essa comunicação mais econômica. Estamos dando o primeiro passo, não somente ao aderir ao SEI, mas também ao contribuir para o seu aperfeiçoamento futuro. A própria gestão do SEI já nos procurou buscando informações para que no futuro possamos contribuir para o desenvolvimento desse sistema que é tão importante.”

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos criado pelo TRF4, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho. Uma das suas principais características é a libertação do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

O SEI faz parte do processo de modernização da administração pública federal, com objetivo de aprimorar a gestão documental e facilitar o acesso de servidores e cidadãos às informações institucionais, o que propiciará celeridade, segurança e economicidade.

Saiba mais sobre o SEI aqui.

 

Foto: Luis Enrique Vicent/TJRJ

registrado em:
Fim do conteúdo da página