Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Conheça o fundo sobre OVNIs do Arquivo Nacional

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quinta, 13 de Setembro de 2018, 15h25 | Última atualização em Quinta, 13 de Setembro de 2018, 15h27 | Acessos: 1402

Você sabia que o Arquivo Nacional possui o Fundo Objeto Voador Não Identificado – OVNI (BR DFANBSB ARX)? O acervo sobre OVNIs é produzido pelo Comando da Aeronáutica do Brasil e está sob a guarda do Arquivo Nacional. Ele é composto de 743 registros que incluem relatos, questionários sobre ocorrências, correspondências, fotografias, desenhos, vídeos, áudios e recortes de jornais e revistas a respeito de objetos que foram vistos nos céus brasileiros ao longo dos anos.

A primeira ocorrência do Fundo Objeto Voador Não Identificado data de 1952 e a mais recente de 2016. É importante lembrar que OVNIS não significam necessariamente a existência de discos voadores ou extraterrestres. Esta denominação serve para designar qualquer objeto voador que não teve sua origem identificada de maneira imediata. Ou seja, podem ser satélites, drones, balões, fenômenos naturais, entre outros.

O fundo sobre OVNIs pode ser acessado através do Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN) clicando aqui. Também é possível ter acesso a um conjunto de imagens sobre o tema através do perfil do Arquivo Nacional no site Pinterest aqui.

Ilustração elaborada a partir de relatos de aparição de objeto voador não identificado em Marília, São Paulo, agosto de 1968. Arquivo Nacional. Fundo Objeto Voador Não Identificado. BR_DFANBSB_ARX_0_0_25.

registrado em:
Fim do conteúdo da página