Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Conheça o Portal de Estudos do Brasil Republicano do Arquivo Nacional

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Segunda, 09 de Julho de 2018, 15h53 | Última atualização em Segunda, 09 de Julho de 2018, 15h54 | Acessos: 367

Quer conhecer mais sobre a história do Brasil no período republicano? Clicando em “portais”, no menu lateral “serviços ao cidadão” do portal do Arquivo Nacional, você tem acesso ao site Que República é essa?, portal de estudos do Brasil republicano. A proposta do site é oferecer textos, imagens, vídeos e outros documentos relativos a eventos pouco difundidos da história republicana brasileira, e também a respeito de episódios consagrados, mas apresentados sob uma nova ótica.


Que República é essa? é um ambiente de estudos, realizado pelo Arquivo Nacional com apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Colégio Pedro II e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ) e que tem como foco este período histórico. Nesse primeiro momento, trará como destaque temático algumas revoltas, greves e demais conflitos populares que ocorreram ao longo da república brasileira.


O primeiro tema analisado no site é a Primavera de Sangue, evento no qual dois acadêmicos foram assassinados pela força pública em 1909 em virtude de um protesto. Futuramente serão abordados a Guerra do Contestado, os levantes de 1935, a greve de Volta Redonda de 1988, entre outros. Tudo com links para documentos textuais, iconográficos, cartográficos etc.


O objetivo do novo portal é trazer textos com linguagem acessível ao grande público e mostrar para a sociedade a riqueza de documentação do Arquivo Nacional através do estudo da história do Brasil, com destaque para a participação popular.


Além do tema principal, outras sessões podem ser encontradas no portal, como: “Assista um filme”, “Uma surpresa”, “Conte uma história” e “Conheça um documento”. Para todas as áreas do site é possível enviar comentários, trazendo novas abordagens, sugestões para a discussão do tema e depoimentos. Participe da construção de conhecimento sobre esse período da história do país. Clique aqui para acessar o site.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página