Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional na 10ª edição da APEX

Escrito por Camila Souza | Publicado: Segunda, 11 de Junho de 2018, 15h24 | Última atualização em Segunda, 11 de Junho de 2018, 15h25 | Acessos: 271

Foi realizado nos dias 2 e 3 de junho o Encontro APEx  – Audiovisual Preservation Exchange. O APEX é um projeto idealizado pela Tisch School of Arts, de Nova Iorque, que visa promover a colaboração internacional e o diálogo acadêmico sobre preservação de filmes e mídias para salvaguardar o patrimônio audiovisual mundial.

O encontro ocorreu na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, marcando o início do APEx Rio 2018. O evento reuniu participantes e organizadores das edições anteriores do APEx na América Latina (Argentina, Uruguai, Chile e Colômbia), além dos arquivos participantes da edição do APEx no Rio de Janeiro (UFF, CTAv e Cinemateca do MAM). Também participaram convidados representando a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual-ABPA, Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ), Arquivo Nacional e EBC-TV Brasil.

No encontro foi avaliado não só o papel do APEx no desenvolvimento das atividades de preservação audiovisual nas instituições que receberam esse programa nos últimos anos, como também foram debatidas propostas e projetos que permitam ampliar a comunicação, integração e diálogo entre instituições latino-americanas detentoras de acervos audiovisuais. 

 Em 4 de junho, no Auditório do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, ocorreu o início oficial do APEx Rio 2018, que se estenderá até o dia 15 de junho, com organização local de responsabilidade do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual-UFF. 

 

 

 

 Fonte: Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual, ligado ao Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense.

registrado em:
Fim do conteúdo da página